Bolsa de Investigação para Mestre | ILAF

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em  Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em Engenharia Informática ou áreas afins, no âmbito do projeto ILAF: Intelligent Logistic Autonomous Fleet, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 26 de setembro a 10 de outubro de 2022.

Requisitos de admissão: Estudante de doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em Engenharia Informática ou áreas afins, ou com mestrado inscrito na unidade curricular que não confere grau  "Metodologias de Investigação Científica".

“Cursos que não conferem grau académico” devem estar relacionados com o tipo de atividade da bolsa de investigação. “Cursos que não conferem grau académico” são os cursos referidos na alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º n.º 74/2006, de 24 de Março, na actual redacção, desde que sejam desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou mais unidades de I&D, nos termos da alínea e) do artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Embora os beneficiários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso que não confira o grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deverá ser apresentada até a contratação da bolsa. Os candidatos apenas são obrigados a cumprir os requisitos para se inscrever na oferta formativa. Caso haja candidatos já inscritos (inclusive a frequentar um curso), eles concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Plano de trabalhosA1 – Estudo das tecnologias de apoio à realização do projeto: Internet das Coisas, conceitos de Human-in-the-Loop e Robótica.

A2 - Desenvolvimento de software para os módulos, app e sistema backend para apoiar o estudo de novas soluções para otimizar a cooperação humano-robô-ambiente.

A3 - Integração e testes.

A4 - Acompanhamento da evolução da área a nível científico, técnico e normativo.

Local de trabalho e Orientação científicaDepartamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professor Jorge Miguel Sá Silva e do Professor Lino José Forte Marques.

Duração da bolsa8 meses não podendo ir além da data final do projeto (31/05/2023), eventualmente renovável.

 

 

26/09/2022 , Por COMPETE 2020