Bolsa de Investigação para Licenciado | ForestWaterUp

O Instituto Politécnico de Bragança abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Licenciado em  Ciências Ambientais, Agrárias ou afins, no âmbito do projeto   ForestWaterUp - Soluções baseadas na natureza para o restauro ecológico de solos degradados nos Lagos do Sabor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 22 de março a 7 de abril de 2023.

Requisitos de admissão

1) Licenciatura em Ciências Ambientais, Agrárias ou afins.

2) Adequação da formação e experiência do candidato relativamente aos objetivos do trabalho a desenvolver.

3) Experiência em trabalho de campo e laboratorial no âmbito da ecologia aquática e gestão de populações de  peixes.

Os candidatos deverão ainda estar inscritos num mestrado em área de interesse para o projeto.

Plano de trabalhos

1) Trabalho de campo: monitorização da qualidade da água, habitats aquáticos e ribeirinhos, e biota (produtores primários, invertebrados aquáticos e peixes) segundo a metodologia da Diretiva-Quadro da Água (DQA).

2) Trabalho Laboratorial: Tratamentos de amostras de água, invertebrados e peixes.

3) Recolha, tratamento e validação de dados.

4) Disseminação e exploração dos resultados obtidos.

O Plano de trabalhos será realizado nos Labs de Aquacultura e Ecologia Aquática da Escola Superior Agrária de Bragança/ Centro de Investigação de Montanha, e na bacia hidrográfica do rio Sabor.

Objetivos: 1) Determinar o estado ecológico,  segundo a DQA, em troço de massas hídricas pertencentes à bacia hidrográfica do Baixo Sabor;

2) Determinar a extensão, distribuição detalhada e estado de conservação atual das populações nativas e exóticas da bacia do rio Sabor;

3) Analisar a dinâmica de sedimentos e potencial contaminação das massas hídricas na albufeira do Baixo Sabor e rios afluentes;

4) Avaliar o impacte das práticas agrícolas e florestais na qualidade da água da albufeira do Baixo Sabor e de rios afluentes;

5) Avaliar sob o ponto de vista socioeconómico os serviços de ecossistema associados aos ambientes aquáticos da bacia do rio Sabor.

6) Tratamento e validação de resultados;

7) Disseminação de resultados.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido em Laboratórios de Ecologia Aquática e Aquacultura, sob a orientação científica de Amílcar António Teiga Teixeira.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração inicial de 8 meses, com início previsto em 01/05/2023 (com possibilidade de renovação até um máximo de 12 meses, incluindo o período inicial).

22/03/2023 , Por COMPETE 2020