Bolsa de Investigação para Mestre | Óptima

A NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “Óptima - Monitorização ambiental de emissões de amoníaco através de uma plataforma óptica integrada e autónoma” / NOVA.id.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, PTDC/CTA-AMB/31559/2017 - POCI-01-0145-FEDER-031559, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.            

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 13 a 26 de Novembro de 2020.

Requisitos de admissãoMestrado em Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Nanotecnologia, Química, Física ou áreas afins. Preferencialmente com:

- média de licenciatura (1º ciclo) e mestrado (2º ciclo) igual ou superior a 15 valores

- boa capacidade de comunição

- bons conhecimentos da língua inglesa falada e escrita.

Plano de trabalhosO trabalho proposto incidirá no desenvolvimento de sensores ópticos membranares para detecção de amoníaco. Os sensores serão desenhados por recurso a técnicas sol-gel, electrofiação e/ou casting visando a incorporação de sondas moleculares numa matriz polimérica e/ou híbrida. Este trabalho terá como objectivo desenhar as metodologias mais adequadas à obtenção de micro-sensores com elevada sensíbilidade ao amoníaco e que sejam capazes de uma deteção rápida e com elevada reproducibilidade.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no LAQV-Requimte, Laboratório de Processos com Membranas do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Carla Portugal, da Doutora Rosa Huertas e do Professor João Crespo.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2021.

13/11/2020 , Por COMPETE 2020