Bolsa de Investigação para Doutorado | digiGRÉS

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorados em Engenharia de Materiais (Cerâmica e Vidro) ou Ciências da Engenharia de Materiais, no âmbito do projeto digiGRÉS: Investigação e Desenvolvimento de Gama de Tableware em Grés Fino com Decoração Digital, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 31 de julho 2022.

Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia de Materiais (Cerâmica e Vidro) ou Ciências da Engenharia de Materiais com experiência comprovada no desenvolvimento e caracterização de materiais e domínio da língua portuguesa (oral e escrita). Será dada preferência aos candidatos com grau de Doutor/Mestrado e os candidatos com grau de Mestre/Licenciado só serão admitidos se Doutores/Mestrados não se candidatarem, ou se se candidatarem, estes não se encontrarem na área de formação pretendida ou não ter a experiência mencionada acima.

Os candidatos devem ser titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa e preencher as condições de elegibilidade previstas no n.º 2 do artigo 2.º do Estatuto dos Bolseiros de Investigação Científica da FCT, na versão publicada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto e o regime estabelecido no artigo n.º 8 do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro.

Plano de trabalhosDesenvolvimento de materiais para impressão digital e tratamento local por radiação laser de produtos de grés. Caracterização e testes de protótipos dos produtos desenvolvidos e definição das condições de funcionamento do sistema de impressão digital e tratamento a laser.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Augusto Luís Barros Lopes.

Duração da bolsaA bolsa terá duração de 6 meses, com início em setembro de 2022, podendo ser renovada até o limite do período de execução do projeto.

 

01/07/2022 , Por COMPETE 2020