Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Química

Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “AllNat – Utilização de solventes eutécticos de origem natural na extração de compostos bioativos de resíduos de plantas” cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 24 de Junho a 05 de Julho de 2019.

Requisitos de admissão: Mestrado Integrado em Engenharia Química ou Licenciatura + Mestrado em Engenharia Química ou áreas afins, com média igual ou superior a 16 valores e experiência de investigação na extração de compostos bioativos de plantas.

Plano de trabalho: O trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no âmbito das atividades 6 e 7 do Projeto relacionadas com a Pré-concentração dos extratos e seu fracionamento:

Os extratos são misturas complexas que contêm moléculas de grande polaridade, em que os compostos fenólicos estão diluídos na solução aquosa DES. É necessário desenvolver um processo de pré-concentração desses compostos utilizando o particionamento de solvente. Duas estratégias diferentes serão testadas: 1-Extração com um solvente orgânico. Acetato de etila ou 1-butanol serão testados para originar uma fase líquida não miscível com a solução aquosa de DES original. 2-Formação de um sistema bifásico aquoso. De acordo com o conteúdo de água e composição do DES selecionado, o SAB será preparado pelo, de preferência, adicionando água+acetonitrilo, água + álcool ou água + polímero (e, se necessário, um sal) para a fase aquosa do DES. Em ambos os casos, estudos de equilíbrios de fase serão executados para avaliar a formação de duas fases líquidas estáveis.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química. Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor João A. P. Coutinho.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em setembro de 2019, eventualmente renovável até ao final do projeto.

24/06/2019 , Por COMPETE 2020