Criar melhores condições de eficiência energética no setor ferroviário

Augusto Franco, diretor geral da Nomad Tech, faz um balanço do projeto NTW-DAS, destacando que veio elevar a fasquia ao criar um produto para aumentar a eficiência energética, com base em tecnologias e estado da arte recentes, e com potencial enorme de expansibilidade para outros sistemas ferroviários.

 

1. Enquadramento do projeto NTW-DAS

Criar melhores condições de eficiência energética, num dos setores estratégicos para o desenvolvimento do sistema de transportes em Portugal, o setor ferroviário é o principal objetivo do projeto NTW-DAS.

Como? Desenvolvendo uma solução de apoio à condução do maquinista que permita a otimização global da rede de transportes ferroviária. Tal implica sugerir, a cada maquinista, um perfil de condução adequado à situação atual da rede de forma a evitar possíveis conflitos (originando paragens não programadas) com as indicações sugeridas aos maquinistas das restantes unidades de Material Circulante em operação.

Augusto Franco | Diretor Geral da Nomad Tech  

 

2. Entrevista a Augusto Franco, diretor geral da Nomad Tech  

  • Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?

O projeto NTW-DAS foi sempre considerado pela Nomad Tech como estratégico pela necessidade de se contribuir para um ambiente mais sustentável, apostando na digitalização dos sistemas e maior integração dos dados existentes pelo gestor da infraestrutura com os provenientes do sistema do comboio (vídeo do projeto disponível em https://youtu.be/eefr2R9n0qw). Com o término do projeto em março de 2021 foi realizado um Webinar onde apresentamos os resultados e o sucesso alcançado com os objetivos propostos (disponível em https://youtu.be/amhjcIadXuU). Contou com a participação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Plataforma Ferroviária Portuguesa, e do Jornalista do Jornal “O Público”, Carlos Cipriano.

  • Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

Ao longo do projeto, existiram várias alturas em que foi necessário ajustar o caminho que estava a ser percorrido. No entanto, neste último ano os desafios que o atual contexto pandémico trouxe obrigaram a mudanças de estratégia de trabalho e maior coesão nas próprias (ainda que virtual na sua maioria). Isto levou a que fosse mais complicado obter algumas das informações necessárias, apesar do foco final de digitalização, descarbonização e eficiência energética estar sempre bem presente nas equipas.

  • Há algum resultado que gostaria de destacar. Porquê?

Conforme foi referido acima, os resultados do projeto foram apresentados num Webinar onde se tentou demonstrar tudo o que tinha sido feito. Um dos resultados mais importantes prendeu-se com a integração dos dados do comboio com os dados da infraestrutura, ou seja, a localização aproximada do comboio para deteção de conflitos. Num Sistema de Apoio à Condução tradicional (DAS, do inglês Driver Advisory System), apenas há informações do próprio comboio/trajeto e apresenta a aceleração/frenagem que tem que aplicar no sentido de otimizar a energia consumida ao longo da viagem. No sistema desenvolvido, para além do próprio comboio, também tem atenção aos restantes comboios que estão na mesma linha. Com o aumento da procura e da oferta, há cada vez mais comboios a circular, pelo que há situações em que há comboios a passarem de 5 em 5min. Em situações em que um se atrasa, os que vêm imediatamente atrás também terão que atrasar, pelo que um Sistema de Apoio à Condução Conectado (C-DAS) permite que os comboios se mantenham par do que se passa mais à frente na rede ferroviária e fornecer essas informações ao maquinista para frenar ou acelerar de forma mais exata e interada com a rede, face a um DAS tradicional, tendo obtido resultados animadores.

Este novo conceito de (C-DAS) é importante e vem de encontro ao que a Nomad Tech pretende do futuro. Foi um primeiro passo para uma nova era de otimização de viagens que, até à data, era inexistente em Portugal.

  • Qual tem sido o contributo do COMPETE 2020 para o desenvolvimento deste projeto?

Quando o projeto se iniciou há quase 4 anos atrás, foi uma visão na qual a Nomad Tech queria apostar. O COMPETE 2020 não só partilhou da mesma visão como também de recursos para conseguir tornar este projeto uma realidade. Hoje, existe um sistema que permite aumentar a eficiência energética dos comboios, com potencial para expandir para vários mercados/sistemas ferroviários, que deu e dá resultados porque houve um apoio e ajuda do COMPETE2020 para os alcançar.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto NTW-DAS contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 522 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 305 mil euros.

 

4. Links

Vídeo do projeto https://youtu.be/eefr2R9n0qw
 
NOMAD TECH, LDA
 

15/10/2021 , Por Cátia Silva Pinto
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