Reforço da marca Portugal como destino da náutica e do turismo náutico

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto IREN visa a promoção da internacionalização das Estações Náuticas de Portugal, através da valorização e promoção internacional, estimulando o aumento das exportações das empresas nelas integradas e reforçando a visibilidade de Portugal como um destino de Náutica de Recreio. António José Correia, Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, sintetizou o estado de arte deste projeto, os desafios já superados num contexto de pandemia, as expectativas acerca dos resultados a alcançar e a importância do apoio dos fundos comunitários.

 

IREN - Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal

1. Síntese
 
O projeto IREN - Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal visa a promoção da internacionalização das Estações Náuticas de Portugal (ENP), através da valorização e promoção internacional, estimulando o aumento das exportações das empresas nelas integradas, reforçando a visibilidade de Portugal como um destino de Náutica de Recreio. 
 
2. Testemunho de António José Correia, Coordenador do projeto e da Rede das Estações Náuticas de Portugal
António Correia | Coordenador do projeto
 
2.1 A Rede
 
Em março de 2018, com o arranque da 1ª fase de certificação de Estações Náuticas de Portugal (ENP), a Fórum Oceano (FO) lançou o desafio aos territórios para que, olhando aos seus ativos, estruturassem a sua oferta turística náutica, organizando-a a partir da valorização integrada dos recursos náuticos, e incluindo serviços e produtos complementares relevantes para a experiência do visitante, como gastronomia, alojamento, oferta cultural, pontos de interesse turístico. 
Hoje, a Rede das ENP conta com 26 Estações Náuticas certificadas e 8 em processo de certificação, distribuídas por todo o continente, litoral e interior, envolvendo aproximadamente 1200 entidades, 60% das quais são empresas, 60 municípios, 4 Comunidades Intermunicipais (CIMs) e cerca de 370 associações e entidades locais com intervenção na náutica de recreio e no turismo náutico. 
 
 
Ao mobilizar um conjunto de atores identificados com o território e que asseguram a oferta de um produto turístico, construído em torno de um elemento comum - a água -, as ENP potenciam a estruturação qualificada de experiências diversificadas, integradas, inclusivas e sustentáveis, que aproximam os visitantes dos territórios e da sua singularidade. 
 
Com um modelo colaborativo assente na cooperação entre atores locais com naturezas, objetivos e visões diferentes, sob ação catalisadora dos municípios e de CIMs, as ENP contribuem para o aparecimento de novas soluções, projetos colaborativos, e produção de competências, acrescentando valor à experiência do turista e aprofundando uma cultura de cooperação e de criação de capital social local. 
 
Todo o trabalho de construção da Rede foi enquadrado num SIAC a que denominámos ANIMARE, apoiado pelo Compete.
 
2.2 “Nautical Portugal”: o Portal da Rede
 
A FO, em colaboração com as entidades coordenadoras das ENP, com o acompanhamento do Turismo de Portugal, das ERT- Entidades Regionais de Turismo e das ARPT – Agências Regionais de Promoção Turística, desenvolveu o Portal “Nautical Portugal”(www.nauticalportugal.com ). 
 
Esta plataforma online disponibiliza, de forma intuitiva e acessível, informação sobre as 26 ENP certificadas e a oferta turística assegurada pelos respetivos parceiros. A qualidade dos conteúdos, das fotografias e dos vídeos convida os visitantes do Portal a uma expedição pelas atividades náuticas que se praticam em cada uma das ENP, bem como a navegar pelos serviços e produtos complementares. O Portal pretende promover a náutica e o turismo náutico de Portugal, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros, através da disponibilização de conteúdos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. A plataforma online pretende ainda impulsionar o trabalho desenvolvido pelos atores locais na melhoria e garantia da oferta, apresentando informação sobre certificações, distinções e reconhecimentos, como é o caso do selo “Clean&Safe”, Bandeira Azul, Praia Acessível ou Praia com Qualidade de Ouro. 
 
 
O ‘Nautical Portugal’ reúne informação sobre mais de 260 Atividades Náuticas, mais de 440 serviços e mais de 300 experiências, dá visibilidade à oferta qualificada de produto turístico náutico integrado e agiliza o processo de escolha e agendamento de visitas aos territórios. Ao aceder e navegar no Portal, o visitante pode criar uma conta na área do visitante mediante um registo rápido e simples. Ao longo do Portal, pode adicionar atividades náuticas e serviços à sua lista de favoritos e planear uma ou mais visitas. Em qualquer momento, pode ainda contactar diretamente os parceiros das ENP para obter informações ou reservar o serviço. Concluído o planeamento, é possível exportar ou imprimir o plano. Durante a visita ou no final da mesma, o visitante é convidado a partilhar os melhores momentos, enviando fotografias e opiniões. 
 
2.3 “Nautical Portugal”: Plataforma para a Internacionalização
 
Sendo reconhecida a valia da Rede, no âmbito do SIAC – ANIMARE atrás referido, a Fórum Oceano viu aprovado um projeto SIAC Internacionalização, que o complementa, igualmente financiado pelo Compete 2020, acompanhado pela AICEP e com o envolvimento do Turismo de Portugal.
 
Em conjunto com estas 2 entidades foram definidos 3 mercados-alvo: França, Alemanha e Países Baixos.
 
Constituem-se como destinatárias do projeto as Estações Náuticas de 3 NUT’s II: Norte, Centro e Alentejo e Ribatejo.
 
O IREN visa promover a internacionalização das Estações Náuticas de Portugal, através do seguinte conjunto de atividades:
 
1. Dinamização da Rede para a internacionalização através de:
> Desenvolvimento de (40) AÇÕES DE DINAMIZAÇÃO DA REDE das PME e agentes da área de influência das Estações Náuticas de Portugal (sessões de trabalho)
> Desenvolvimento de (3) AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DA REDE dos agentes da área de influência das Estações Náuticas de Portugal, nos domínios da internacionalização (webinares)
 
2. Plataforma digital para a promoção internacional da oferta de produtos e serviços da Rede
 
> Upgrade tecnológico, de conteúdos e de idiomas
 
3. Operação exploratória internacional para a prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados para as Estações Náuticas
 
> Apoio no PLANEAMENTO, PROSPEÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSO aos mercados alvo do projeto, ajustado à oferta dos Centros Náuticos de Portugal – Guias de Mercado (consultoria)
 
> Realização de (3) AÇÕES EXPLORATÓRIAS INTERNACIONAIS / ROADSHOWS INTERNACIONAIS nos mercados-alvo internacionais, para apresentação da oferta a (60) prospetores internacionais (operadores turísticos, clubes náuticos, federações, marinas, jornalistas, etc) através do convite para uma apresentação da oferta nacional da Rede, com oferta de um porto de honra, cocktail ou ação equivalente, realizada em espaço adequado, nas feiras em que iremos participar. Esta atividade será organizada pela Forum Oceano, com apoio do Turismo de Portugal, agências e entidades regionais de turismo do Norte, Centro e Alentejo e com o envolvimento da AICEP. O programa envolverá os delegados do Turismo de Portugal nesses mercados, representantes das entidades regionais de turismo, bem como outros institucionais a convidar.
 
> Realização de (3) MISSÕES DE RECONHECIMENTO INVERSAS, com visitas de (27) prospetores internacionais dos mercados alvo aos Centros Náuticos de Portugal sendo que, a organização de cada missão será articulada com as respetivas entidades e agências regionais de turismo, através do convite a 9 prospetores para a apresentação da oferta da rede de estações náuticas de cada região. Neste caso a seleção dos prospetores será feita em função do perfil das estações náuticas e empresas da rede, conjugando o seu perfil (oferta) ao perfil dos prospetores (procura). (De 1 de março de 2022 a 30 de junho de 2022).
 
4. Campanha coletiva de promoção internacional
 
> Realização de (3) CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL para a promoção da oferta regional muito assentes no marketing digital
 
> Desenvolvimento de VÍDEO PROMOCIONAL das Estações Náuticas de Portugal
 
> Participação em (2) FEIRAS E CERTAMES INTERNACIONAIS de referência
 
 
2.4 O desenvolvimento do projeto, apesar da pandemia…
 
A incerteza e os constrangimentos da situação pandémica a nível nacional e internacional têm condicionado o desenvolvimento do projeto.
As atividades 1 e 2 têm decorrido exclusivamente de forma digital e com elevada participação.
 
As atividades 3 e 4 sofreram atrasos em razão dos adiamentos e indefinições das datas dos certames e das respetivas condições de participação.
De qualquer modo, estamos a trabalhar para assegurar a participação com stand próprio nos seguintes certames:
 
> Salão Náutico de Paris, de 4 a 12 de dezembro próximo
> Boot, Dusseldorf, de 22 a 30 de janeiro de 2022
 
Numa relação com o Turismo de Portugal e as ARPT’s existe a possibilidade de termos uma presença no stand de Portugal na Vakantiebeurs, em Utrecht, e que tem data anunciada para decorrer de 13 a 16 de janeiro de 2022.
 
 
2.5 Os resultados que esperamos alcançar
 
Como indicadores de resultado do projeto, cujo términus está previsto para 30 de junho de 2022, estão definidos os seguintes: 
 
> N.º de novos acordos de parceria / colaboração firmados entre atores empresariais das Estações Náuticas e prospetores internacionais META: 60
> Nº noticias / artigos gerados pela imprensa dos mercados alvo de promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços com referência às mensagens chave da campanha META: 12
> Percentagem de PME que consideraram útil a informação, metodologias ou ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto META: 80%
> Nº PME que beneficiam das ações e resultados do projeto META: 250
 
Considerando que o projeto incide sobre regiões de convergência; que inclui Estações Náuticas situadas em territórios de baixa densidade e que as empresas envolvidas são na sua esmagadora maioria pequenas e microempresas, os resultados que apontamos constituem, numa conjuntura tão desfavorável, mais um contributo para a reativação do turismo com impactos sociais e económicos nos territórios abrangidos.
 
Estamos, assim, convictos de que o IREN se traduzirá num valor acrescentado para fileira da Naútica e do Turismo Náutico, dado o seu contributo para a melhoria de produto, para a dinamização da rede, para a capacitação dos atores/parceiros, para o acesso a mercados exteriores de forma estratégica e organizada. Sem o IREN tal não teria sido possível….
 
 
3. Cofinanciamento
 
O projeto “IREN - Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC). Promovido pelo Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, o projeto envolveu um investimento elegível de 444 mil euros, dos quais cerca de 378 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
 
4. Links
 

 

 

13/08/2021 , Por Cátia Silva Pinto
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