Exposição Resistance com 11 projetos em Pedra Portuguesa na Art Basel 2017

Depois de Veneza e de Milão, a vez da Alemanha!

 

O Primeira Pedra promovido pela Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, marcará presença com 11 obras de arquitectos/escultores portugueses na Exposição Resistance, no Vitra Campus, durante a Art Basel 2017, de 12 de junho a 2 de julho, Alemanha.

Num local de excepção – no jardim do VitraHaus entre os edifícios desenhados por Frank Gehry, Zaha Hadid, Herzog & De Meuron e Álvaro Siza – e durante a mais importante feira de arte do mundo, são apresentados os projectos de 10 arquitectos/estúdios:

Álvaro Siza (PT), Banco de Jardim, 1990
Amanda Levete (GB), Metamórfica, 2016
Amanda Levete (GB), Deconstructing the Cube Bijoy Jain (IN), Water, 2017
Souto de Moura (PT), Conversadeira, 2017
Elemental (CL), A Thing Not An Object, 2016
João Luís Carrilho da Graça (PT), Banco de Pedra, 2017
Mia Hägg (SE), X, 2016
Paulo David (PT), Mult, 2017
Studio MK27 (BR), Muros de Luz, 2016
Vladimir Djurovic (LB), Gather, 2017

PRIMEIRA PEDRA é um programa de pesquisa experimental, de âmbito internacional, sobre as potencialidades de utilização da pedra portuguesa, alicerçado nas suas propriedades materiais e catacterísticas distintivas. Concilia indústria e design através do desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa sendo um dos objectivos do programa sensibilizar para as suas especificidades e para a indústria que lhe está associada, num total de 1500 empresas do sector, das quais 40 estão associadas ao cluster da pedra natural.

Durante 18 meses, a experimentadesign é, assim, responsável pela estratégia de comunicação, posicionamento e divulgação da pedra portuguesa no mundo.

O projecto tem como matéria-prima diversos tipos de pedra portuguesa, de diversas regiões do país, nomeadamente rochas ígneas (granitos e rochas afins, gabros, sienitos, etc.), rochas metamórficas (mármores, em especial, xistos metamórficos e outras rochas metamórficas, como gneisses e serpentinitos) e rochas sedimentares (fundamentalmente calcários, dolomitos e brechas).

PRIMEIRA PEDRA tem curadoria e produção da experimentadesign e é desenvolvido em parceria com a ALTA_International Creative Alliance, nas áreas de vídeo, mixmedia, videomapping, sound design e das plataformas digitais móveis.

O projecto é cofinanciado no âmbito do Portugal 2020, através do programa COMPETE 2020.

 

www.experimentadesign.pt
www.primeirapedra.com

 

Fonte: Artigo de César Alves in Anteprojeto

10/06/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro