Bolsa de Investigação para Mestre | Baterias 2030

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Química, Bioquímica ou áreas afins no âmbito do Projeto Baterias 2030: As baterias como elemento central para a sustentabilidade urbana.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 24 de outubro a 7 de novembro de 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar‐se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os dois seguintes requisitos:

Requisito 1:

‐   Ser estudante inscrito num curso de doutoramento na área de Engenharia Química e Biológica ou Ambiente, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

ou 

‐ ser titular de grau inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.   Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

e

Requisito 2:

‐ Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Química, Bioquímica ou áreas afins.

Nota: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto‐Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosO projeto “Baterias 2030 – As baterias como elemento central para a sustentabilidade urbana”, resulta de uma reflexão conjunta de vários agentes que procuram, de forma integrada e estruturada, responder aos desafios relacionados com a descarbonização e disseminação de comunidades energéticas sustentáveis, e visa não só desenvolver as baterias do futuro, mas também introduzir estes desenvolvimentos tecnológicos em soluções aplicadas ao ambiente urbano contexto, o bolseiro irá estar envolvido nas seguintes tarefas relacionados com o PPS5  ‐  Laboratório vivo para a descarbonização:

i. Desenvolvimento e integração da bateria de hidrogénio nas soluções a demonstrar;

ii. Teste e validação em ambiente relevante/real da bateria de hidrogénio;

iii. Prototipagem, teste e validação tecnológica da bateria de hidrogénio em ambiente relevante;

iv. Atividades de divulgação e valorização dos resultados do PPS5.

Em conformidade com as atividades 3‐5 do PPS5 previstas em candidatura.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Processos, Energia e Ambiente (LEPABE) ‐ Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Adélio Mendes. 

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.  

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 3 do art.º 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , a bolsa não será atribuída.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P .

 

24/10/2022 , Por COMPETE 2020