TransConTech - Transferência de conhecimento tecnológico no cluster Engineering & Tooling

               Rui Tocha - Diretor do CENTIMFE

O Compete 2020 entrevistou Rui Tocha, Diretor do CENTIMFE (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e de Plásticos) que nos falou, entre outros assuntos, sobre as principais ações do projeto TransConTech e dos desafios enfrentados pelas empresas devido à pandemia da COVID-19.

 Entrevista

O projeto TRANSCONTECH aborda temas transversais da atualidade como a Indústria 4.0 e a Economia Circular. Os objetivos passam por reunir e criar um espólio documental, mas, também, disseminar o conhecimento adquirido junto das empresas, nomeadamente através de workshops e fóruns de discussão. Na vossa opinião, que mais valias podem trazer este contacto mais direto com as empresas?

O projeto TRANSCONTECH evidencia-se pela enorme relevância no suporte à Indústria, em especial nesta fase de transformação verde e digital. Efetivamente, a propositura de estruturar o alinhamento de resultados de vários projetos de I&D, com a identificação de necessidades das empresas para se diferenciarem no mercado global, num único projeto, assume claramente a função de acelerador para a incorporação tecnológica na oferta nacional.

O espólio documental do TRANSCONTECH, na base da Transferência de Tecnologia e Conhecimento para a indústria, agrega-se em:

a) Feiras e Mostras (EMAF; MoldPlás; 360 Industry; Semana de Moldes; Semana de Empreendedorismo);

b) Seminários e Workshops;

c) Brochuras; Biblioteca Digital; Vídeo; Notícias e Promoção no site; Revistas; Redes Sociais, etc.

Recordamos que os sectores industriais do Cluster Engineering & Tooling (Moldes e Plásticos), representam uma importante e estratégica infraestrutura de suporte ao desenvolvimento da generalidade dos produtos globais que conhecemos, tendo por isso um efeito dinâmico e multiplicador na adoção de boas práticas e de soluções competitivas, no mercado. Por outro lado, o Plástico está sob “fogo generalizado” à escala global, o que obriga a um trabalho de incorporação acelerada de “compromissos” sociais, ambientais, humanos e ecológicos, que só através de atividades  de inovação, focadas na realidade do mercado, será possível encontrar o modelo de sustentabilidade que assegure a reindustrialização da Europa, que todos perseguimos. Desta forma, os Centros Tecnológicos são na sua essência o palco desejável e inevitável, para cumprir este desígnio, fruto do seu trabalho “umbilical” com o tecido empresarial.

 

Atendendo ao atual “estado” da economia nacional, devido à pandemia da COVID-19, o projeto pode ajudar a responder aos novos desafios com que as empresas se deparam? 

As empresas que atuam principalmente no mercado global, como é o caso das empresas nosso Cluster, não têm outra saída que não seja integrarem cadeias de valor globais pela via da diferenciação competitiva baseada na Inovação. As condições de Mercado alteraram-se substancialmente não apenas por causa da COVID-19 (sendo ainda assim a principal razão), mas tendo em vista a exigência vital de assumirem os princípios da transformação verde, digital e social. De facto quem sobreviver à tormenta da COVID-19, vai enfrentar vagas sucessivas de constrangimentos ao seu modelo de negócios, seja pela vaga da recessão subsequente e suas consequências (i.e., quebras de procura e de encomendas, desvio de negócios para “zonas” de menores custos de produção, processos acelerados de dumping internacional, atrasos nos recebimentos e falta de liquidez, desemprego, etc), seja pela necessidade de se posicionar nas cadeias de fornecimento globais de forma diferenciada (i.e., aposta na digitalização e na circularidade da economia com recursos humanos altamente qualificados). Este cenário prospetivo abrirá caminho a fortíssimos desequilíbrios na gestão das organizações, mas também criará novas oportunidades baseadas na cooperação, no conhecimento partilhado e na oferta multiconhecimento. É neste sentido, que consideramos que os resultados do projeto TRANSCONTECH (e de muitos outros em curso), são importantes para catapultar níveis superiores de conhecimento, que seguramente vão complementar a oferta global das empresas.  

Qual o valor acrescentado do projeto para posicionar Portugal como produtor de excelência?

A dimensão do investimento feito no projeto TRANSCONTECH não tem essa ambição global. O valor acrescentado do TRANSCONTECH está no efeito disseminador de conhecimento e num pequeno contributo para a criação de uma imagem tecnológica, de modernidade e de capacidade tecnológica de Portugal. Estamos naturalmente a usar o projeto TRASNCONTECH para projeção internacional da Indústria Nacional, como um exemplo de competência, conhecimento avançado e de modernidade. Por isso, estivemos com sucesso na última feira de Hannover, na Alemanha, que é o nosso principal mercado, onde normalmente são lançadas as principais inovações e desafios tecnológicos de referência global.

Complementarmente, o CENTIMFE está a disseminar e a incorporar nos seus serviços de apoio às empresas, os resultados do projeto TRANSCONTECH, em especial, nos domínios dos atuais temas que caracterizam a modernidade industrial (nomeadamente, Inteligência Artificial, Manipulação e Robótica, Simulação Avançada, Design for Manufacturing, Fabricação Aditiva, Maquinação de Alta Velocidade, Visão Artificial, Metrologia Avançada). A construção da “Learning Factory”, como protótipo demonstrador de HUMAN CENTRIC MANUFACTURING, representa assim um elemento central resultante do TRANSCONTECH, para o desenvolvimento industrial futuro, onde novos modelos de aprendizagem e de formação, exigem a utilização de demonstradores tecnológicos, modulares e interativos, que permitam o tão necessário “hands-on”!

Que importância teve o apoio do COMPETE 2020 para atingir os objetivos do projeto. Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto?

Este projeto representa um marco estratégico para o CENTIMFE, uma vez que se assume como o corolário do resultado de um conjunto de projetos de I&DT com a Indústria. Cada vez mais, a atividade de Demonstração tem o efeito de acelerador do desenvolvimento e da aprendizagem.

As empresas têm as suas linhas produtivas modernizadas, sendo uma referência internacional, mas muito há a fazer na redução de desperdícios/custos, tendo em vista a competitividade global. Assim, o processo de integração, digitalização e reorganização produtiva, através da utilização das metodologias de LEAN MANUFACTURING, é o caminho que estamos a trilhar no CENTIMFE no apoio às empresas. Mas, muitas vezes não é possível ensaiar em toda a organização, na sua máxima extensão, e por isso, a utilização de linhas demonstradores/casos de estudo, tornam-se vitais para a validação de novas tecnologias, modelos de negócio e de investimentos necessários. O apoio do COMPETE 2020, aportou, no caso do projeto TRANSCONTECH a capacidade de alavancar um multiplicador de valor acrescentado, no CENTIMFE e na Indústria, contribuindo assim para o reforço do reconhecimento da nossa Indústria e da sua competitividade, que será cada vez mais evidente a médio e longo prazo. Os fatores de diferenciação, do projeto TRANSCONTECH são por isso a demonstração pela via da integração de tecnologias que ainda estão na fronteira tecnológica) e o potencial de disseminação e de transferência do conhecimento adquirido, no reforço da interação com a Indústria do nosso Cluster (Moldes e de Plásticos).

 

Sobre o projeto TransConTech

O projeto TransConTech tem como objetivo estratégico promover a valorização e transferência do conhecimento tecnológico através do cruzamento e integração de resultados e tecnologia desenvolvidas em atividades de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) consubstanciando soluções tecnológicas para integrar em produtos e processos pelo tecido empresarial, bem como aumentar quantitativa e qualitativamente a partilha de informação tecnológica dirigida ao Cluster de E&T (Engineering and Tooling).

Pretende, assim, estreitar a relação das empresas com o sistema de I&I (Inovação e Investigação), sendo o CENTIMFE o parceiro de referência, através de uma abordagem orientada às necessidades das empresas, tendo em conta os seus distintos estados de desenvolvimento e maturidade, com diferentes necessidades e abordagens.

O projeto TransConTech centra-se em dois desafios tecnológicos fundamentais do presente e futuro da indústria, designadamente Indústria 4.0 e Economia Circular. Deste modo, o conhecimento e tecnologias resultantes de atividades de I&DT são abordados na perspetiva de facilitar a sua incorporação nos produtos e processos das empresas. Para tal, o projeto assenta na demonstração integrada das soluções desenvolvidas, Monitorização Tecnológica Ativa, Inteligência Competitiva e na sensibilização para as ferramentas de apoio à propriedade industrial.

Paralelamente, com o desenvolvimento do Projeto TransConTech, o Centimfe pretende, através das ações de disseminação, demonstração e transferência de conhecimento, promover a utilização de um conjunto de tecnologias capazes de aportar aos produtos caraterísticas inovadoras.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto TransConTech é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, com um investimento elegível de 452 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 384 mil euros.

19/11/2020 , Por COMPETE 2020