Empreender 4560 – A Nova Geração Empreendedora | 27 abril

A Fundação AEP promove dia 27 de abril, a Conferência Internacional ” Empreender 4560 – A Nova Geração Empreendedora”, no Edificio de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira. O evento conta com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, Nuno Mangas, Presidente do Compete 2020, e Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.

 

A apresentação de uma Estratégia Nacional assente na criação de um Ecossistema de Apoio ao Empreendedorismo Sénior em Portugal irá reunir especialistas nacionais e internacionais na Conferência Internacional “Empreender 4560 – A Nova Geração Empreendedora”. O evento conta com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, Nuno Mangas, Presidente do Compete 2030, e Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.

A conferência, que irá decorrer em Leça da Palmeira, conta com oradores de relevância que vêm de Espanha, Reino Unido e Bélgica, para apresentar as boas-práticas dos seus países e debater o Benchmarking Europeu das Práticas de Apoio ao Empreendedorismo Sénior. Vão ainda, ser discutidas as Políticas Públicas e Privadas existentes para colmatar a necessidade de um Ecossistema de apoio ao Empreendedorismo Sénior e vai ser apresentado o Plano de Ação do Ecossistema Nacional, desenvolvido pela Fundação AEP.

“Este Plano de ação, com um horizonte temporal até 2030, pretende auxiliar seniores a desenvolverem a sua atividade empreendedora. O documento é resultado das visitas realizadas pela Fundação AEP a ecossistemas internacionais de apoio ao empreendedorismo sénior contendo a filosofia base para a criação de um ecossistema nacional, com a identificação dos atores e respetivos contributos, modelo de governance e orientações futuras devidamente enquadradas com a temática das políticas públicas de empreendedorismo,” refere Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação AEP.

O empreendedorismo sénior representa um enorme potencial de prosperidade económica, seja através da criação de novas empresas, criando simultaneamente mais emprego, seja através da intergeracionalidade, em que os seniores assumem o papel de mentores ou investidores, apoiando jovens empreendedores.

A Fundação AEP tem vindo a trabalhar o tema desde 2016, com o lançamento de uma estratégia focada apenas na Região Norte, que agora quer ver alargada ao território nacional através do projeto Empreender 45-60, onde tem desenvolvido um conjunto de iniciativas de apoio ao empreendedorismo sénior, culminando com a organização desta Conferência Internacional.

 

 

+Info:

Conheça o Programa. Inscrição gratuita e obrigatória

27/04/2023 , Por COMPETE 2020