Nuno Mangas nomeado presidente da Comissão Diretiva do Compete2020

Nuno Mangas foi designado para exercer o cargo de Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional temático Competitividade e Internacionalização (Compete 2020).

A designação consta do despacho assinado pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pelo Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na sequência da cessação de funções do anterior Presidente da Comissão Diretiva.

No processo foi ouvida a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente à designação de Nuno Mangas.

O Compete 2020 desempenha um papel essencial no reforço da capacidade de investimento das empresas portuguesas, estimulando a competitividade da economia, a aposta na inovação, a presença no mercado internacional e a criação de emprego. 

O Compete 2020 será fundamental na execução do Plano de Recuperação e Resiliência recentemente apresentado, assim como na implementação do próximo quadro financeiro plurianual para 2021-2027. 

Em conjunto, estes instrumentos permitirão a Portugal aceder a cerca de 45 mil milhões de euros nos próximos 10 anos, uma dotação sem precedentes no nosso país, e que contribuirá para mitigar os efeitos sociais e económicos da pandemia Covid-19 e para tornar a economia portuguesa mais resiliente e melhor capacitada para responder às transições climática e digital, recuperando a trajetória de crescimento e convergência com a Europa.

05/11/2020 , Por COMPETE 2020