Essence Inn Marianos Hotel

O Essence Inn Marianos nasce da ampliação e requalificação de um empreendimento turístico com elevação da classificação para um hotel de 4 estrelas, é um empreendimento de referência em Fátima que, pela sua estrutura e modo de funcionamento, assenta a sua estratégia numa oferta de bem-estar e lazer inclusiva e diversificada.

 

 

Enquadramento

O Essence inn Marianos é um empreendimento turístico de 4 estrelas que surge da junção de dois edifícios existentes: o Hotel Marianos 2* e a Pensão S. Paulo. Agora é um único edifício renovado (interior e exteriormente), de maior capacidade, com o intuito de responder às exigências funcionais e programáticas para um estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas.

O Essence Inn Marianos apresenta-se como inovador ao nível do produto com a introdução de um novo serviço de alojamento turístico, temático e inclusivo, no qual todos os espaços e serviços estão pensados para pessoas com necessidades específicas de acessibilidade, diferenciando-se por esta razão da restante oferta de alojamento turístico no mercado nacional. A inovação do serviço que o hotel pretende prestar associa-se desde logo ao conceito, arquitetura, equipamentos, serviços e facilidades contempladas, assim como no aspecto relacional com o nicho de mercado de hóspedes com algum tipo de deficiência permanente ou temporária e seus familiares, que atualmente não tem uma resposta suficiente às suas necessidades.  

 

Projeto

O projeto implicou a intervenção no Hotel Marianos, através da requalificação e ampliação por aglutinação da Pensão São Paulo, dando origem assim ao Essence Inn Marianos, um hotel de 4 estrelas, que no presente oferece: > 91 unidades de alojamento, sendo 38 preparadas para pessoas com mobilidade reduzida, > Restaurante, > 4 salas de reunião adaptáveis, > Loja/ Exposição/ Atelier de velas, > Piscina interior, >Jardim exterior, > Estacionamento privativo para carros ligeiros e autocarros.  

Esta requalificação permitiu um aumento ao nível de unidades de alojamento na ordem dos 93% relativamente ao antigo Hotel Marianos, já que passou de 47 quartos para 91, havendo ainda um acréscimo de lugares noutros serviços, como o restaurante e bar. A junção dos dois edifícios é realizada a partir do piso 0, através de uma nova edificação de cariz contemporâneo, onde se localiza um restaurante com vista privilegiada para a Praça Luís Kondor e que contém capacidade para 110 pessoas. Os hóspedes ainda poderão relaxar e conviver nos dois bares existentes um em cada uma torre do hotel. Este ainda dispõe de uma grande sala de eventos/conferências que pode ser adaptada às necessidades dos clientes, desde do tamanho da sala, ao material tecnológico e, ainda, do catering para coffee-breaks Também ao nível do piso -1 existe uma ligação de serviço entre os edifícios, localizando-se aqui todos os espaços técnicos do hotel, como a lavandaria e espaços de armazém. Aqui pode encontrar também, uma sala de reunião e uma capela, piscina interior e uma loja/atelier de velas que, devido ao desnível do terreno, permite a ligação pedonal com a Praça Luís Kondor. O alojamento situa-se nos pisos superiores com 76 quartos duplos, 10 quartos single, 3 suítes e 1 apartamento T0 e 1 apartamento T1, sendo que do total das 91 unidades de alojamento, 38 estarão devidamente preparadas para pessoas com mobilidade condicionada.

A vertente inclusiva do Hotel é transversal, desde a arquitetura até ao serviço prestado de onde se destaca: - Toda a sinalética do hotel tem braille; - É o primeiro hotel com a aplicação My eyes, que permite aos invisuais poderem deslocar-se dentro do hotel, receber toda a informação do meio envolvente bem como as coordenadas para chegar ao quarto. Tudo isto é possível devido a um conjunto de dispositivos bicons que estão distribuídos em pontos estratégicos do mesmo. Uma vez que o Santuário de Fátima aderiu a este projecto, o My eyes consegue, também, orientar os invisuais do hotel para o Santuário e vice-versa. - 20% do staff é portador de alguma limitação/deficiência (auditiva, motora, cognitiva, congênita e doença crónica).   Seguindo o conceito ‘essência’ são associadas aos diferentes pisos do alojamento essências (frutada, floral, natural, amadeirada e oriental) que fazem a distinção e exclusividade dos diferentes pisos servindo ainda como referência à comunicação/sinalética do espaço.

O hotel viverá de um todo, unificado por um conceito intemporal e diferenciador que criará a distinção na oferta hoteleira de Fátima, com a premissa de ter uma loja/atelier de velas onde os hóspedes e demais clientes poderão experienciar a produção de velas artesanais e levar consigo uma lembrança personalizada, que será uma recordação física dos momentos e experiências que o hotel proporciona, e outros artigos de merchandising.

 

Apoio

O projeto é promovido pela PROMICMARIANOS - Atividades Hoteleiras, Lda e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um Investimento elegível de 3,5 milhões euros o que resultou num Incentivo de 2,4 milhões euros.  

 

Entidade Promotora

A PROMICMARIANOS - Atividades Hoteleiras, Lda. aposta numa oferta de produtos turísticos para o mercado de famílias e grupos, incluindo turistas com necessidades especiais de natureza motora, visual, auditiva ou intelectual, oferecendo um conjunto de serviços de hotelaria inclusivo que se dirijam a tais segmentos de mercado, contribuam para a valorização dos colaboradores e promovam benefícios à comunidade e região onde se inserem.

 

Informação de Interesse

Site do Essence Inn Marianos Hotel

Lifecooler

Facebook

11/07/2017 , Por Célia Pinto