AQUAFALLS NATURE HOTEL & SPA - 5**

Requalificação e ampliação do Hotel que apostará num conceito diferenciador: ‘Nature-Hotel’, baseado na natureza e nos costumes e tradições locais - Caniçada-Vieira Do Minho – Vila Do Geres. Será este o tema que terá expressão nas edificações, na decoração de cada piso e, em particular, no núcleo museológico a ser instalado na unidade. Um Hotel que proporcionará uma experiência turística que evidencia o património imaterial associado ao lugar, a vivência do rio e da montanha e todas as atividades que deles dependem.

 

Enquadramento

O hotel rural agora requalificado não reunia as condições necessárias para operar competitivamente face à restante oferta da região - Caniçada-Vieira Do Minho – Vila Do Geres. A unidade era composta por um edifício principal, que contemplava receção, SPA, restaurante e 2 unidades de alojamento (uma delas preparada para pessoas com mobilidade reduzida) e no exterior por 11 bungalows compostos, cada um, por 2 suites.

A intervenção deu origem à ampliação e remodelação do edifício principal, à remodelação integral das unidades de alojamento existentes (bungalows) e à ampliação do Hotel Rural a norte do edifício principal.

 

Projeto

A requalificação e ampliação da unidade hoteleira melhoraram significativamente todas as valências e instalações do empreendimento permitindo, o aumento da capacidade e o alcance a novos segmentos de mercado, bem como a manutenção e criação de postos de trabalho.

As intervenções efetuadas ao Hotel Rural resultaram na alteração da localização de alguns espaços, na ampliação do restaurante e no aumento de capacidade de alojamento.

As unidades de alojamento existentes foram remodeladas conseguindo-se, assim, a uniformização da oferta instalada.

O hotel dispõe agora no edifício principal:

- Piso 3: zona de estar, 18 quartos duplos, 2 suites e 3 compartimentos de arrumos.

- Piso 2: hall, 2 salas de repouso, instalações sanitárias, balneários, 4 gabinetes de massagens, 2 zonas de estar, 14 quartos duplos, um dos quais adaptado a pessoas com mobilidade condicionada, 1 suite, sala de terapeutas, vestiários de pessoal, refeitório de pessoal, rouparia, arrumos, áreas técnicas e sala de máquinas;

- Piso 1: SPA (receção com bar, ginásio, 4 gabinetes de massagens, consultório, banho turco, sauna, WC, sala de repouso, piscina interior), sala de conferências, balneários de apoio à piscina exterior, arrumos e copa de apoio ao bar;

- Piso 0: hall de entrada, receção, na qual será criado um núcleo museológico alusivo ao ouro, WC, bar com zona de estar e esplanada, salas de refeição, entrada de serviço, back-office, quarto de residente com WC privativa, cozinha com os respetivos espaços de apoio, WC de apoio, compartimento de lixos e copa de apoio ao bar;

- Vão do telhado: 2 Quartos duplos (um dos quais adaptado a pessoas com mobilidade condicionada) e área técnica;

Edifícios dispersos:

- Portaria;

- 4 edifícios de 2 quartos duplos cada;

- 4 edifícios de 2 suites cada.

A zona exterior conta com uma piscina (ao nível do piso -1), um terraço, um parque infantil e lugares de estacionamento. Disperso no terreno existe ainda um campo de ténis, zonas verdes (lagos, cascatas, mata, etc.) e lugares de estacionamento exclusivos para as unidades de alojamento dispersas.

No que concerne aos equipamentos, o Hotel Rural apresenta para além dos habituais equipamentos inerentes ao seu estatuto de 5** e do design e decoração da unidade, que pretende manter a associação com a temática Gerês, o Hotel Rural tem um SPA e um Ginásio totalmente equipado.

Esta alteração e modernização das instalações vai permitir captar novos nichos de clientes permitindo também oferecer serviços aos segmentos de grupos.

É intenção da entidade promotora dinamizar e promover parcerias e protocolos com empresas parceiras que possam enriquecer a experiencia dos clientes no Hotel com vista ao desenvolvimento de várias atividades ao ar livre, como canoagem, btt, enoturismo, passeios equestres, passeios pedestres, entre outras.

Estas atividades aliadas à existência de um jardim infantil, de um serviço de babysitting e de um SPA, com tratamentos variados, contribui para a captação do segmento de mercado de famílias.

Estas parcerias e as condições do Hotel Rural proporcionam, ainda, a captação do segmento de lazer e desporto, Turismo Sénior e o  mercado corporate, que poderá não só ter reuniões nas instalações do Hotel Rural como também realizar eventos de Team Building.

O Hotel apostará num conceito diferenciador, ‘Nature-Hotel’, baseado na natureza (resultado da sua localização privilegiada) e nos costumes e tradições locais, tema este que terá expressão nas edificações, na decoração de cada piso e, em particular, no núcleo museológico a ser instalado na unidade.

Simultaneamente, e devido à vertente cultural e gastronómica da região, a entidade promotora pretende divulgar essa mesma cultura aos hóspedes através da recuperação do acervo histórico. Para tal, e como efeito diferenciador, o hotel terá como tema particular a ourivesaria, com representação de um núcleo museológico sobre o ouro. Serão ainda reproduzidos no hotel, assim como na decoração, temas ligados à ourivesaria. A divulgação cultural da região será efetuada através do núcleo museológico, dos meios audiovisuais a instalar na unidade, que passarão vídeos do séc. XX, recuperados pela Cinemateca Portuguesa, mostrando a extração do ouro, a arte dos ofícios de ourivesaria e ilustrarão as vivências das gentes do lugar.

Com a implementação deste projeto de REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO AQUAFALLS NATURE HOTEL & SPA 5* vai ser possível melhorar e diversificar significativamente os serviços oferecidos, recuperando, assim, a elevada notoriedade que o Hotel já teve e permitindo aos seus hóspedes desfrutar de sensações/experiências únicas, de luxo e, simultaneamente, de contacto com a natureza.

Em suma, proporcionará uma experiência turística que evidencia o património imaterial associado ao lugar, a vivência do rio e da montanha e todas as atividades que deles dependem.

 

Apoio

O projeto é promovido pela OPORTO PLAYER - INVESTIMENTOS, LDA e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Inovação Empresarial, envolvendo um Investimento elegível de 3,5 milhões euros o que resultou num Incentivo de 2,6 milhões euros.

 

Informações

Site | http://aquafallsnaturehotel.pt/

25/07/2017 , Por Célia Pinto