Aquatropolis - Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures

 

Projeto

O projeto "Aquatropolis - Intelligent Management System for Sustainable Aquaculture alinha com os princípios defendidos pela estratégia Europeia de Crescimento Azul (Blue Growth), com o plano de Ação para a sua implementação na Bacia do Atlântico, com a visão preconizada na da Estratégia Nacional para o Mar e com os objetivos da Agenda Digital Europeia, consubstanciando os princípios das “Smart Cities” numa visão futurista da humanidade a colonizar os 71% do planeta coberto por mar.

O "Aquatropolis " tem como objetivo desenvolver uma framework tecnológica disruptiva que permita a gestão, controlo e operação, inteligente, otimizada e automatizada das produções aquícolas multitróficas integradas em regime semi-intensivo, com especial enfoque na produção de peixes ósseos (Dourada e Robalo) e macroalgas. Para tal, a equipa multidisciplinar do consórcio irá tirar proveito de conceitos tecnológicos emergentes com a “Internet of Things” (IoT) e dos sistemas de “fog computing para promover a interoperabilidade quer entre instrumentação de precisão quer entre equipamentos utilizados no processo produtivo; dos sistemas de “cloud computing” e modelos de distribuição de Software-as-a-Service (SaaS), de modo a retirar todo o proveito dos princípios da “Economia de Partilha” enquanto instrumento para viabilizar a penetração tecnológica em tecidos empresariais emergentes e com baixa capacidade de investimento.

O projeto procura tornar as indústrias aquícolas mais competitivas, evoluindo de um paradigma de produção de base empírica para uma gestão e maneio otimizado por um processo de produção sistemático e tecnologicamente assistido com vista:

> Reduzir riscos por fatores humanos, económicos ou ambientais;

> Reduzir perdas ou mortalidade, gastos com alimentação e energia;

> Reduzir a pressão da atividade económica sobre os ecossistemas naturais;

Para além do elevado potencial de mercado, o “Aquatropolis” contribuirá para promover a eficiência produtiva, segurança e qualidade alimentar, melhor informação ao consumidor e, sobretudo, o controlo de práticas associadas à atividade aquícola no espaço marítimo, assegurando o equilíbrio entre as perspetivas sociais, económicas e ambientais.

 

Apoio

O projeto promovido em consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 1.668 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.233 mil euros.

 

Consórcio

O projeto é promovido em consórcio. A equipa é então formada pela Compta, a ALGAplus, a Domatica, o Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, o Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley.

 

Resultados

O consórcio de aquacultura Aquatropolis, pretende criar, durante 2017, 25 postos de trabalho.

Segundo Hugo Metelo Diogo, responsável pela área de Economia do Mar da Compta, este projeto pretende “criar a primeira comunidade ibérica de inovação aplicada à inovação tecnológica para o desenvolvimento da aquacultura e há produtos que vão chegar ao mercado ainda este ano”. Ana Cristina Ribeiro, Gestora do Projeto “Aquatropolis”, adianta que “a primeira prioridade do consórcio será fazer chegar ao mercado resultados que facilitem a interoperabilidade de sistemas em pisciculturas e, a segunda prioridade será atuar sobre a eficiência energética das produções, nomeadamente, na utilização racional dos sistemas de oxigenação da água”.

O investimento será feito em dois anos e aposta no desenvolvimento de soluções tecnológicas e infraestruturação de um observatório com a finalidade de dar orientação técnica aos produtores aquícolas.

O dia-a-dia de projeto e atualizações relevante sobre a aquacultura poderão ser acompanhadas através da página de Facebook do projeto Aquatropolis que já ultrapassou a barreira dos 1000 seguidores: https://www.facebook.com/aquatropolis

 

Outras Informações

No âmbito do projeto “Aquatropolis” o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), através do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPLeiria), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para licenciado.

O período de candidatura à bolsa decorrerá de 15-02-2017 a 28-02-2017.

Todas as informações disponíveis Aqui.

 

Artigo relacionado

AQUATROPOLIS – A porta de entrada da Aquacultura na quarta vaga de revolução industrial

A aquacultura na Era da Indústria 4.0

14/02/2017 , Por Célia Pinto