Parque dos Dinossauros da Lourinhã

O objetivo deste projeto passa pela criação de um parque temático associado aos dinossauros, que será como um museu ao ar livre, repleto de atividades associadas à descoberta dos dinossauros.

O grande fator distintivo deste parque serão as réplicas em tamanho real e cientificamente corretas de várias espécies de dinossauros, contendo um total de 121 figuras. Estas figuras são feitas a partir de resina reforçada com fibra de vidro, tornando-as resistentes a condições atmosféricas adversas como seja sol, vento, chuva e neve.

O parque atuará sob o conceito de edutainment, que visa a contribuição para o conhecimento das populações de forma divertida. Neste sentido, importa salientar que a criação deste parque vai permitir aumentar e dinamizar o conhecimento global acerca dos dinossauros, especialmente focando no papel da Lourinhã e de Portugal na revelação destas espécies.

O conceito de edutainment está presente em todo parque, com destaque para o espaço museológico, onde se poderá observar o espólio de fósseis encontrados na zona da Lourinhã, o Live Lab onde se poderá observar o trabalho dos investigadores, visitas guiadas e o pavilhão das atividades, onde todos poderão descobrir e praticar alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores paleontólogos, como por exemplo escavar ossadas a partir da rocha, ou descobrir fósseis reais.

O parque vai ainda oferecer uma área de restauração e uma loja, assim como áreas de lazer para os mais jovens.

Há que destacar também o trilho que terá mais de 2km de comprimento, e que permitirá que os visitantes sigam uma autêntica linha do tempo que irá desde os primeiros animais na Terra, até à extinção dos dinossauros. Durante todo o percurso do parque estarão patentes dinossauros, mas mais tarde também animais pré-históricos (exemplo mamutes) que permitem acompanhar toda a evolução da vida na Terra. No que se refere aos dinossauros estão representados os vários períodos de existência destes animais, sendo recriadas cenas reveladoras dos hábitos destes animais, como seja a forma de se alimentarem, relacionarem e os seus habitats mais naturais.

No âmbito do lançamento do Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL), seis modelos em tamanho real de dinossauros que viveram há 150 milhões de anos foram colocados em diversas ruas da Lourinhã, entre os quais o T-Rex (com 640kg e 13 metros de comprimento); o Triceratops (com 500kg e mais de 7 metros) e o Styracosaurus (com 340kg e 6 metros).

 

 

Esta iniciativa visou não só lançar o Parque dos Dinossauros, como também o evento Dinossauros Saem à Rua que irá decorrer entre os dias 11 a 13 de agosto, com inúmeras ações destinadas a toda a família, desde workshops de paleontologia, exposições, apresentações científicas, entre muitas outras.

São esperados neste parque por ano cerca de 200 mil visitantes, turistas de todo o mundo, de todas as idades, escolas – nomeadamente pelo âmbito científico do espaço - e a comunidade científica, em particular investigadores na área da paleontologia.

Numa fase inicial, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã criará entre 15 a 20 novos postos de trabalho diretos, ao que acrescenta os indiretos por via do investimento inicial e operação a partir de 2018.

O presente projeto é promovido pela empresa Parque dos Dinossauros da Lourinhã, Unipessoal, Lda, (PDL), que pretende desenvolver uma parceria com a Câmara Municipal da Lourinhã e o Museu da Lourinhã.

O Parque dos Dinossauros da Lourinhã é um projeto de grande impacto para o desenvolvimento turístico da região, pela capacidade de atrair turistas e dinamizar a economia local.

Apoio

O Parque dos Dinossauros da Lourinhã conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível FEDER de 3,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de 2,1 milhões euros.

19/07/2017 , Por Miguel Freitas