IMP_4.0: Integrated Management Platform

Desenvolvimento de uma plataforma inovadora de integração e interoperabilidade que capacite as organizações a adotarem práticas presentes no conceito de Fábricas Inteligentes.

 

 

Enquadramento

A adoção do paradigma de Fábricas Inteligentes por parte dos clientes da F3M só faz sentido se as soluções de software para a gestão forem capazes de receber, interpretar e utilizar eficientemente a informação gerada pelos diferentes intervenientes ao longo da cadeia de valor.

A visão de uma indústria de Fábricas Inteligentes requer uma modernização das suas organizações e, consequentemente, a adoção de sistemas de informação em que  sistemas de diferente natureza cooperam de forma alinhada.

A empresa F3M - Information Systems, SA. fornece soluções maioritariamente para os setores da Economia Social, Unidades de Saúde, Óticas e Produção Têxtil.

No caso particular da indústria têxtil, a F3M quer adotar soluções que permitam a obtenção automática e em tempo real dos dados gerados pelos diferentes colaboradores das indústrias, como as próprias confeções, os retalhistas ou os fornecedores e promover tomadas de decisão mais expeditas e descentralizadas.

O projeto IMP_4.0 permitirá, a investigação e o desenvolvimento de uma plataforma inovadora de integração e interoperabilidade que dará resposta às necessidades identificadas no setor produtivo, desenvolvida em modelo de Cloud SaaS (Software-as-a-Service) com suporte de variabilidade de produtos de software, garantindo a definição de novos serviços e reutilização de serviços já existentes.

 

Projeto

O projeto IMP_4.0 visa a investigação e o desenvolvimento de uma plataforma de integração e interoperabilidade de serviços, em modelo de Cloud Computing com suporte à variabilidade de linha de produtos de software.

A plataforma IMP_4.0 será desenvolvida e devidamente suportada por uma arquitetura SOA (Arquitetura Orientada A Serviços) que integrará os serviços de forma genérica e normalizada, que serão posteriormente disponibilizados ao mercado em modelo de SaaS.

Na prática, trata-se da construção de uma plataforma unificadora que dará resposta a necessidades comuns às diferentes áreas da F3M, mas de uma forma diferenciada para cada uma delas.

Composta por um conjunto de produtos ou módulos integrados, esta plataforma inovadora possibilitará a evolução simultânea, de forma integrada, das aplicações atuais da F3M permitindo a reutilização de componentes comuns, aproveitando uma arquitetura única e comum mas potenciando a diversidade e especificidade de cada área.

 

Apoio

O projeto IMP_4.0: Integrated Management Platform foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um Investimento elegível de 581 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 338 mil euros.

 

Entidade Promotora

A F3M Information Systems, S.A. é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação.

A F3M Information Systems, SA assume-se com uma fortíssima vertente de conceção, produção e implementação de software para mercados verticais, vertente essa que coexiste com uma forte atividade no fornecimento de ERP's, soluções de infraestrutura tecnológica, telecomunicações, serviços de consultoria e formação certificada.   

 

 

Informação Relacionada

Bolsa de Investigação para Mestre

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto IMP_4.0: Integrated Management Platform

As candidaturas à Bolsa decorrem até 10 de dezembro de 2016.

Área Científica: Engenharia de Software

29/11/2016 , Por Célia Pinto