Política de coesão da UE: Convite à apresentação de projetos de inovação urbana

Iniciativa Urbana Europeia (IUE) lançou um segundo convite à apresentação de propostas, no valor de 120 milhões de euros, destinado a projetos inovadores que têm por objetivo desenvolver e testar novas soluções para fazer face aos atuais desafios urbanos.
 
Este convite destina-se a projetos capazes de desencadear uma verdadeira transformação nas cidades, gerar investimentos e inspirar outros.
 
Os projetos devem focar-se numa das três seguintes prioridades:
  • Ecologização das cidades: realizar experiências e fornecer soluções inovadoras tangíveis em matéria de infraestruturas verdes e azuis, para dar resposta aos desafios da biodiversidade, da poluição, dos recursos e do clima;
  • Turismo sustentável: para desencadear a transformação ecológica e digital a longo prazo e reforçar a resiliência e a sustentabilidade no setor do turismo. Este objetivo pode ser alcançado diversificando os produtos turísticos, procurando um impacto positivo nas comunidades locais e no ambiente, promovendo a inclusão e a inovação social e melhorando as ligações com as zonas e cidades mais pequenas;
  • Aproveitar o talento nas cidades em fase de contração: projetos-piloto integrados e de base local para testar novas soluções para reter e atrair talentos. Este objetivo pode ser alcançado envolvendo as comunidades locais e abordando as dimensões económica, social e ambiental relacionadas com a transição demográfica.
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) financiará 80 % dos custos dos projetos selecionados. Cada projeto poderá beneficiar de um financiamento de até 5 milhões de euros. Parte dos fundos servirá para apoiar a transferência de soluções inovadoras para outras cidades da Europa para maximizar o seu impacto e preparar os municípios e regiões com mais necessidade de uma transformação urbana sustentável. Para isso, as autoridades urbanas selecionadas estabelecerão parcerias de transferência com três outras cidades para replicar os projetos.
 
O convite está aberto a todas as cidades da UE individualmente ou em grupo. Os candidatos interessados são convidados a registarem-se nos seminários informativos e noutras reuniões agendadas para as próximas semanas. Mais pormenores estarão disponíveis no sítio Web do IUE.
prazo para entrega de candidaturas é 5 de outubro de 2023.
 
Fonte: CE

21/07/2023 , Por COMPETE 2030