KnowLogis: Vencedor nos Portugal Digital Awards 2020

Fruto de uma parceria entre Glintt, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e INESC-Tec, o projeto Knowlogis – uma solução cofinanciada pelo COMPETE 2020 que monitoriza e acompanha a gestão hospitalar, com foco na vertente logística - foi premiado como o melhor projeto digital na área da saúde. Leia o testemunho de Ricardo Gil Santos, Head of Business Consulting Healthcare.

1. Síntese do projeto Knowlogis

O projeto Knowlogis, fruto de uma parceria entre o CHVNGE, a Glintt e INESC-Tec, foi o vencedor do melhor projeto digital na área da saúde, no âmbito dos Portugal Digital Awards, da IDC. Esta nova solução monitoriza e acompanha a gestão hospitalar, com foco na vertente logística, sendo um projeto estratégico para a empresa portuguesa de tecnologia de informação para a saúde, cofinanciado pelo COMPETE 2020. 

Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema de reporte inteligente que monitorize e acompanhe, de forma ativa e dinâmica, as atividades mais críticas da logística hospitalar, identificando problemas ou ineficiências e estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção/melhoria. Para tal, recorre a métodos avançados de engenharia de sistemas e investigação operacional, como simulação, otimização e previsão. 

Estima-se que o projeto permita uma assinalável redução de custos e ganhos de eficiência para as instituições de saúde e para o sistema de saúde como um todo, potenciando melhorias ao nível da despesa e afiançando, de modo indireto, ganhos de saúde para os pacientes.

Testemunho de Ricardo Gil Santos, Head of Business Consulting Healthcare na Glintt

“A notícia divulgada ontem (10/dez) na entrega de prémios do IDC Portugal Digital Award da atribuição do prémio na categoria de Best Health Project ao projeto KnowLogis traduz o reconhecimento público e independente da relevância do projeto, do caminho que o projeto abre para soluções de advanced analytics na área da saúde e do sucesso da sua implementação que resulta da excelência de todas as equipas envolvidas! 

O apoio do Programa COMPETE 2020 foi fundamental para o sucesso deste projeto, desde logo porque o apoio financeiro foi decisivo na decisão de avançar com a execução deste projeto estratégico para a Glintt e porque nos permitiu formar um consórcio que conta com uma entidade científica de reconhecido know-how técnico, em particular na área de advanced analytics e logística, como é o INESCTEC.”

Apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto KnowLogis envolveu um investimento elegível de 532 mil euros e um incentivo FEDER de 332 mil euros.

Saiba mais no artigo “KnowLogis: Glintt agiliza gestão da logística hospitalar com plataforma inteligente” 

 

2. Enquadramento dos Prémios Portugal Digital Awards

O Portugal Digital Awards é uma iniciativa da IDC em parceria com a Axians, que tem como principal objetivo reconhecer as organizações e os líderes empresariais com a visão e o arrojo para elevar as suas empresas ao nível mais sofisticado, capacitando-os para a transformação digital dos seus negócios.

Esta é a 5ª edição dos prémios e foram registadas 350 candidaturas, sendo validados 139 projetos, um crescimento de 23% face a 2019.

Veja o vídeo sobre a edição de 2020 do Portugal Digital Awards que envolveu todos os sectores da economia portuguesa.

Ontem, dia 10 de dezembro de 2020 foram anunciados os projetos mais disruptivos e inovadores das organizações nacionais, no contexto da transformação digital. 

Nas diversas categorias a concurso, a “Best Heath Project” premeia o melhor projeto de transformação digital na área Saúde e o Knowlogis, cofinanciado pelo COMPETE 2020 foi o vencedor.

11/12/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia