ARISEN: Novo óleo de corte biodegradável

Em entrevista ao COMPETE 2020, Martinho Soares, Diretor de Operações e ID&T na Toolpresse faz um ponto de situação do projeto ARISEN que reuniu competências e aptidões do CENTIMFE e da BELGIN OIL, fabricante de lubrificantes turco.
 
 
1. Entrevista
 
Martinho Soares | Diretor de Operações e ID&T na Toolpresse 
 
 
1. 1. Como nasceu o projeto ARISEN? Quais foram as principais motivações?
 
O projeto Arisen teve a sua génese no convite realizado pelo Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e pela empresa turca BelginOil – responsável pela pesquisa e desenvolvimento do óleo biodegradável, que procuravam um parceiro industrial na qualidade de demonstrador para o desenvolvimento do objeto do projeto. 
 
Desde a sua criação e dada a natureza dos seus processos com a utilização maciça de aço e alumínio e materiais subsidiários, em especial óleos de várias naturezas, na fabricação dos seus produtos, a gestão da Toolpresse tem-se empenhado na implementação e desenvolvimento de atividades que promovam a sustentabilidade ambiental, através da economia de recursos, eficiência energética, controlo de emissões e gestão de resíduos. Pelo que, a gestão da Toolpresse entendeu que a participação no projeto Arisen constituiria mais um passo na prossecução nas suas políticas económicas e ambientais.
 
 
1. 2. O que considera ser o elemento diferenciador do projeto?
 
O objetivo do projeto ARISEN constitui o desenvolvimento de um óleo de corte biodegradável apto para utilização em sistemas MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante) no processamento por corte por arranque de apara das ligas de titânio (Ti) e alumínio (Al). Este desenvolvimento e o seu uso em sistemas MQL possibilitará a produção de componentes metálicos em ligas de Ti e Al de elevado valor acrescentado, nomeadamente componentes para a indústria. 
 
 
Este projeto visa constituir-se como uma especialização inteligente sustentada em tecnologias sofisticadas.
 
Como elementos diferenciadores do projeto destacamos:
 
> Redução, gestão, tratamento e valorização de resíduos - disponibilizar no mercado um novo óleo de corte biodegradável, livre de óleo mineral, para processamento sustentável por corte por arranque de apara das ligas de Ti e Al.
 
 
> Uso eficiente, seguro e sustentável de recursos - redução do consumo de óleo e de água tendo em vista aplicações industriais intensivas em tecnologia e conhecimento na produção de peças de elevado valor acrescentado na área dos componentes para a indústria automóvel e aeronáutica.
 
> Processos produtivos mais verdes e eficientes – contribuir para o desenvolvimento de processos mais eficientes com o uso inteligente de recursos assumindo um crescimento verde como fonte de inovação e de valorização económica dos processos.
 
 
> Processos produtivos mais verdes e eficientes -  investigar novas soluções de óleo e tecnologia para atuar ao nível das Tecnologias da Produção e potenciar o melhor desempenho ecológico e ambiental em cadeias de valor globais.

 

2. Enquadramento

O projeto ARISEN é um projeto de investigação e desenvolvimento transdisciplinar que combina as competências e aptidões complementares de três parceiros: a Toolpresse promotor líder do consórcio, o CENTIMFE e a BELGIN OIL, fabricante de lubrificantes Turco.

O projeto ARISEN tem como objetivo o desenvolvimento de um óleo de corte biodegradável apto para utilização em sistemas MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante) no processamento por corte por arranque de apara das ligas de titânio (Ti) e alumínio (Al). Este desenvolvimento e o seu uso em sistemas MQL possibilitará a produção de componentes metálicos em ligas de Ti e Al de elevado valor acrescentado, nomeadamente componentes para a indústria aeronáutica e automóvel, e alavancarão a indústria metalomecânica para um mais elevado nível de desempenho produtivo e ambiental, e ainda ajudará a promover o bem-estar da população.

O projeto irá oferecer um novo óleo de corte biodegradável, livre de óleo mineral, para processamento sustentável por corte por arranque de apara das ligas de Ti e Al. A técnica MQL, sendo já conhecida pelo seu contributo para a redução da quantidade de fluidos de refrigeração consumidos, terá agora uma substancial melhoria pelo uso de um óleo biodegradável, constituindo-se como uma técnica de refrigeração e/ou lubrificação mais sustentável perante as abordagens tradicionais de refrigeração por inundação, e ao contribuir para reduzir o elevado consumo de emulsão (mistura de água e óleo) no processamento das referidas ligas.

Os resultados positivos serão transpostos para o processamento de outros materiais, nomeadamente os ferrosos, contribuindo deste modo para uma indústria metalomecânica mais sustentável, onde se incluem os moldes e ferramentas especiais.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto ARISEN é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 339 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 245 mil euros.

 

4. Links
 

18/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia