F4iTECH: Federated AI Platform for Industrial Technologies

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto F4iTECH pretende desenvolver uma plataforma de aprendizagem federada, de forma a um novo tipo de soluções à produção industrial, potenciando o desenvolvimento da mesma e promovendo a engenharia de sistemas para IA descentralizados, beneficiando assim de um mais elevado nível de privacidade.
 
F4iTECH: Federated AI Platform for Industrial Technologies
 
 
1. Enquadramento
 
O projeto F4iTECH, pretende desenvolver uma plataforma de aprendizagem federada para automação industrial que ofereça soluções, potenciando a engenharia de sistemas para IA. Esta proposta tem o como objetivo garantir o benefício para a indústria produtiva e de transportes, incorporando IA na linha de produção ou de operação, de forma a resolver ou eliminar alguns problemas internos e invisíveis que apresentam custo elevado a longo prazo. Para alem disso, será implementada na blockchain um sistema de contrato inteligente, armazenando todas as transações relevantes dos utilizadores neste ecossistema de indústria 4.0, permitindo às partes interessadas e consumidores a verificação de dados de forma intuitiva. 
 
Com este projeto, é apontado a obter estes benefícios nos setores da produção e transporte, incorporando de maneira eficiente a IA na linha de produção ou de operação de forma a resolver problemas associados a baixos níveis de aproveitamento de equipamentos, majorando a utilização de recursos humanos, reduzindo também os desperdícios energéticos e de pessoal.
 
 
2. Testemunho | João Mourinho, Responsável do Departamento de Inovação e Investigação Aplicada da Sistrade
 
 João Mourinho - Responsável do Departamento de Inovação
e Investigação Aplicada da Sistrade
 
No projeto F4itech, a Sistrade, em conjunto com a Sidónio Malhas e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, está a desenvolver soluções de software para a redução do consumo energético e manutenção preditiva para o domínio industrial, baseadas numa inovadora plataforma de aprendizagem federada e tecnologia blockchain. 
 
 
Sendo a Sistrade uma PME, não dispomos de todo o capital humano, social e financeiro para inovar ao ritmo que desejaríamos para aumentar a nossa competitividade nos mercados internacionais. Neste sentido, o COMPETE 2020 tem sido fundamental para ultrapassarmos estas limitações e alavancar a nossa capacidade de inovação, permitindo-nos desenvolver soluções altamente intensivas em conhecimento e reforçar o nosso departamento de Inovação e Investigação Aplicada. Estas soluções traduzir-se-ão, no final do projeto, em produtos altamente competitivos nos mercados internacionais, permitindo-nos atrair novos clientes e reforçar a nossa presença nos vários mercados. 
 
 
Tendo vendas em mais de 30 países em 4 continentes, o nosso objetivo é continuar a crescer de forma sustentada em clientes e volume de negócio. Nesse sentido, temos apostado numa estratégia de diferenciação das nossas soluções através da inovação e incorporação de conhecimento de ponta, permitindo-nos simultaneamente melhorar as margens de produto. 
 
 
O apoio do COMPETE 2020 tem sido crucial para a materialização bem-sucedida desta estratégia, em especial através de projetos como o F4itech. 
 

3. Apoio do COMPETE 2020 

 
O projeto F4iTECH é promovido pela Sistrade e é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Projeto de I&D Industrial à Escala Europeia, envolvendo um investimento elegível de 748 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 462 mil euros.
 
 
4. Links
 

18/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia