Entrevistámos Augusto Franco, diretor geral da Nomad Tech

Entrevistámos Augusto Franco, diretor geral da Nomad Tech sobre o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que veio elevar «a fasquia no que toca à investigação e descobertas de novas soluções para o meio ferroviário». 
 
 
1. Síntese do projeto NTW-DAS
 
Criar melhores condições de eficiência energética, num dos setores estratégicos para o desenvolvimento do sistema de transportes em Portugal, o setor ferroviário é o principal objetivo do projeto NTW-DAS.
 
Como? Desenvolvendo uma solução de apoio à condução do maquinista que permita a otimização global da rede de transportes ferroviária. Tal implica sugerir, a cada maquinista, um perfil de condução adequado à situação atual da rede de forma a evitar possíveis conflitos (originando paragens não programadas) com as indicações sugeridas aos maquinistas das restantes unidades de Material Circulante em operação.
 
 
2. Entrevista Augusto Franco | Diretor geral da Nomad Tech

2.1. Quais foram os principais desafios que se depararam no desenvolvimento do projeto?

O projeto NTW-DAS tem duas grandes vertentes de aquisição de dados: dados de consumo para potenciar a eficiência energética nos comboios e dados da infraestrutura e de circulação para otimizar a gestão da rede ferroviária.

Estas duas vertentes representam um só desafio que é a obtenção de dados reais com grande fiabilidade. Este obstáculo tem vindo a ser ultrapassado recorrendo a mecanismos desenvolvidos pela empresa bem como à introdução de novos sistemas (por exemplo, sistema de aquisição da geometria da via).

A importância de ter dados reais permite aumentar a precisão dos resultados, de forma a conseguir não só reduzir o uso de energia consumida pelos comboios, mas também ter a capacidade de auxiliar na gestão da rede, tendo em conta dados obtidos diretamente dos sistemas operacionais.

2.2. De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

Tal como referido, o projeto envergou por duas vertentes, sendo que a segunda (gestão da rede) permite uma melhoria da primeira (eficiência energética). Dadas as circunstâncias do País, o projeto ainda se encontra em desenvolvimento, tendo obtido resultados preliminares no que toca à eficiência energética. Assim, nestes testes obtiveram-se resultados médios na ordem nos 10% de poupança de energia, o que representa uma descida significativa de consumo e, por conseguinte, uma poupança também nos custos de operação.

Ao acrescentar a gestão da rede à equação, poder-se-á auxiliar a condução tendo em conta o estado atual e a posição dos comboios. Esta variável introduz algo que nunca foi feito em Portugal, permitindo que o maquinista possa, de antemão, saber o que lhe espera na viagem (i.e., prioridade numa estação de convergência, atrasos, entre outros).

2.3. Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?

A importância do COMPETE 2020 prende-se com a possibilidade de elevar a fasquia no que toca à investigação e descobertas de novas soluções para o meio ferroviário. Este apoio traduziuse num elevado empenho da Nomad Tech em conseguir desenvolver um produto para aumentar a eficiência energética, com base em tecnologias e estado da arte recentes, e com potencial enorme de expansibilidade para outros sistemas ferroviários.

 

3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto NTW-DAS é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 522 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 305 mil euros.
 

23/09/2020 , Por Cátia Silva Pinto
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