Investigação nacional sobre conversão de CO2, aquando produção de cimento, num combustível limpo

Margarida Mateus, Supervisora de I&D na Secil em entrevista ao COMPETE 2020 revela a mais-valia e o estado de arte do projeto Clean4G, que incide na investigação sobre novos processos de conversão de emissões de CO2 do processo de produção de cimento num combustível limpo.
 
 
1. Enquadramento do projeto Clean4G
 
A produção de cimento contribui, em muito, para as alterações climáticas sendo imperioso alterar a forma como é feito, repensar o processo da produção, apostando assim no desenvolvimento de novos cimentos, com menor impacto ambiental.
 
Eis o propósito do projeto Clean4G, cofinanciado pelo COMPETE 2020; uma investigação que visa reduzir o balanço das emissões de CO2 utilizando-o, com ajuda de hidrogénio, na produção de metano, que pode ser reintroduzido como combustível no ciclo de produção de cimento.
 
 
2. Entrevista Maria Margarida Mateus | Supervisora de I&D na Secil
 
Margarida Mateus | Supervisora de I&D na Secil
 
2.1. Como nasceu o projeto Clean4G? Quais foram as principais motivações?
 
O projecto Clean4G nasceu do resultado da necessidade de se substituir combustiveis não sustentáveis em combustíveis neutros em CO2 olhando a descarbonização e numa óptica de economia circular. A valorização do CO2 emitido e limitado à captura e armazenamento vem adiar para o futuro um problema a resolver. 
 
 
2.2 O que considera ser o elemento diferenciador no projeto Clean4G?
 
Processo desenvolvido em Portugal com catalisadores de metanação específicos que serão patenteados. Um novo conceito de processo electrolítico utilizando como electrolíto uma fonte de carbono renovável. 
 
 
2.3 Quais os resultados concretos esperados no âmbito do projeto?
 
Desde o ínicio até ao momento em termos de metanação houve uma optimização do catalaizador, estudando a influência de contaminantes dos gases de chaminé. Na electrólise foram estudadas as condições que não provocam a saturação dos elétrodos e escolhidos materiais de electrodo que a corrosão se mostre mínima. 
 
 
2.4 Quais são os principais desafios com que se estão a deparar no desenvolvimento do projeto?
 
O principal desafio é a montagem de uma instalação piloto de maior dimensão que passe de TRL 3 a TRL 5 conjungando a electrólise com a metanação em passos sequenciais. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto Clean4G é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 547 mil euros.
 
Trata-se de um projeto em colaboração com o CDAC - Centro de Desenvolvimento de Aplicações de Cimento da Secil na CMP - Cimentos Maceira e Pataias.
 
 
4. Links
 
 

02/07/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia