City Catalyst: O projeto que transforma os desafios das cidades do futuro em oportunidades de inovação

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa dotar as cidades portuguesas de novas soluções tecnológicas e serviços inovadores, tornando-se palco de referência para outras cidades mundiais, explica Fernando Xavier, Gestor de Produto Smart Power da EFACEC Energia.
 

1. Síntese 

Promovido em consórcio pela Efacec Energia, o projeto CityCatalyst tem como principal objetivo investigar, desenvolver e validar, em contexto real, 21 novos produtos e serviços que potenciem uma gestão urbana integrada, catalisadora do desenvolvimento sustentável, e com impacto à escala das grandes cidades mundiais. 

Em declarações à newsletter semanal do COMPETE 2020, Fernando Xavier, Gestor de Produto Smart Power na Unidade de Negócios de Automação de Sistemas de Energia da EFACEC Energia faz um ponto de situação deste projeto cofinanciado por fundos da União Europeia.

 
2. Testemunho 
 
Fernando Xavier
- Gestor de Produto Smart Power da EFACEC Energia
 
As cidades são atualmente confrontadas com um conjunto muito diversificado de desafios, fruto da complexidade da vivência urbana dos cidadãos, elementos ativos em diferentes segmentos e em eixos transversais à cidade como, por exemplo, na utilização da energia e na mobilidade. 
A ambição do projeto City Catalyst – Catalisador para as Cidades Sustentáveis é, assim, a de endereçar estes desafios através da investigação, desenvolvimento e validação, em contexto real (demonstradores em 4 municípios: Aveiro, Famalicão, Guimarães e Porto), de soluções tecnológicas e serviços inovadores que potenciem uma gestão urbana integrada, mais eficiente, catalisadora da inovação e do desenvolvimento sustentável através de contribuições específicas para a implementação e interoperabilidade das plataformas urbanas. 
O projeto pretende transformar os desafios das Cidades do Futuro em oportunidades de inovação de elevado valor económico, preconizadas na criação novos produtos e serviços com impacto à escala das cidades e dos seus cidadãos a nível mundial. Para assegurar a persecução dos objetivos de I&D e de mercado foi constituído um consórcio de 22 entidades (empresas e ENESIIs nacionais) comprometidas em potenciar uma gestão urbana integrada, mais eficiente e eficaz e catalisadora da inovação e competitividade. 
O projeto City Catalyst visa contribuir, para a afirmação de Portugal como um mercado de referência na exportação de soluções inovadoras para as Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
 
Desafios: 
 
Acelerar descarbonização das cidades
Fortalecer a capacidade de adaptação aos impactos das alterações climáticas
Garantir o acesso a energia segura, sustentável e acessível
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto City Catalyst conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, envolvendo um investimento elegível de 7,9 milhões de euros, a que corresponde um incentivo de 5 milhões de euros.
 
 
4. Links
 
 

16/09/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia