SMASUS: Smart and Sustainable Packaging

O projeto SMASUS visa o «desenvolvimento de embalagens inteligentes e funcionais para medicamentos e suplementos alimentares. Integrando sensores e revestimentos ativos e funcionais, para a monitorização do estado do produto embalado», comenta Tânia Simões, project manager na Neutroplast.
 
 

 

1. Síntese
 
O crescente consumo e consequente desperdício de produtos perecíveis é um fator de elevada preocupação a nível económico, ambiental e social. As imposições de saúde e segurança alimentar, ambientais e legislativas têm sido a força motriz para a adoção de alternativas que permitem preservar o conteúdo embalado e monitorizar o seu estado ao longo do tempo, potenciando a segurança e confiança do consumidor na embalagem.
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa o desenvolvimento de embalagens plásticas inteligentes, funcionais e sustentáveis para medicamentos e suplementos alimentares, recorrendo a soluções de revestimentos ativos e funcionais, sensorização para manutenção/conservação do seu shelf-life e monitorização do estado do produto embalado. Pretende-se consciencializar o utilizador final, não só para um bom armazenamento destes produtos, mas também para potenciar o shelf-life de produtos perecíveis mesmo quando estes não se encontram temporariamente sob condições de armazenamento ideais, podendo não implicar, efetivamente, uma degradação significativa da qualidade do produto.
 
Este projeto visa a criação de uma gama de embalagens mais inteligentes e sustentáveis ao nível do processo produtivo, da cadeia de logística e armazenamento, contribuindo para a mitigação de um problema mundial relacionado com a reciclabilidade do produto, e alavancando a economia regional e nacional. 

 

2. Testemunho 
 
Tânia Simões | Project Manager na Neutroplast​ 

A visão da Neutroplast, com os seus 29 anos de experiência, assenta numa constante busca pela inovação, que ofereça uma solução state-of-art num mercado altamente competitivo, rodeando-se de parceiros com o mesmo mindset e valores. 

O SMASUS, financiado pelo COMPETE2020, quer dar resposta à crescente preocupação da segurança do produto da área farmacêutica. A solução passa pelo desenvolvimento de embalagens inteligentes e funcionais para medicamentos e suplementos alimentares. Integrando sensores e revestimentos ativos e funcionais, para a monitorização do estado do produto embalado e conservar a sua shelf-life, tudo numa ótica de sustentabilidade. 

O COMPETE 2020 é essencial para promover inovação e desenvolvimento nas PME portuguesas, que, como motor da economia nacional, são um terreno fértil na criação de soluções relevantes na indústria. O programa é um contributo fulcral para atingir os objetivos inovadores a que o projeto SMASUS se propõe, apoiando tanto a Neutroplast como os nossos parceiros, FCT-UNL e CeNTI. 

 

 

3. Apoio do COMPETE 2020 

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto SMASUS envolveu um investimento elegível de 888 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 562 mil euros.
 
 
4. Links
 
Neutroplast | Website 
 

FCT-UNL | Website 

CeNTI | Website 

11/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia