Inovação portuguesa para desinfetar espaços e encomendas remotamente

O projeto Tech-DesCovid19 by FRAVIZEL, impulsionado pelo COMPETE 2020 desenvolveu 3 soluções inovadoras para a desinfeção de espaços de forma remota, que minimize a exposição a riscos. As tecnologias presentes nos 3 protótipos tem potencial para inúmeras e importantes funções nas áreas da saúde, espaços públicos e indústria. Sendo o foco a área da saúde em áreas de intervenção onde está presente.
 
Eliseu Frazão, CEO da Fravizel deu uma entrevista ao COMPETE 2020 onde explanou o âmbito e as iniciativas do projeto Tech-DesCovid 19 e a importância do apoio dos fundos comunitários.
 
Eliseu Frazão - CEO da Fravizel
 
1. Entrevista 
 
1.1 Qual o ponto de situação do projeto?
 
Os protótipos foram desenvolvidos, ensaiados e demonstrados in situ em ambiente real de trabalho. O objetivo foi validar os conceitos desenvolvidos e verificar a sua aplicabilidade e funcionalidade. 
 
 
Os resultados podem ser vistos na loja on-line do site da empresa www.fravizel.com.
 
O potencial e a necessidade premente destas soluções são cruciais para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, com poupança de tempo recursos e esforço físico, permitindo o foco total no tratamento dos que mais precisam neste momento.
 
   
1. 2. De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar? 
 
A experiência trouxe-nos vários desafios gerados pelo desenvolvimento integral a nível das soluções mecatrónicas e informáticas a alto e baixo nível o que alavancou conhecimento técnico a nível de hardware e software.  
 
O Robot Autónomo é um robot AMR (Autonomous Mobile Robot) utilizando radiação ultravioleta tipo C para Desinfeção de Espaços. Faz Mapeamento, planeamento e controlo com processamento e divisão do espaço a desinfetar. A segurança é garantida através de lasers 3D e câmaras Stereo.
 
Os resultados mostram que é possível cobrir 360m2 por hora com uma autonomia de 8 horas e garantir até 99,9% de eficácia.
 
A segunda solução é um Robot telecomandado compacto e robusto, que proporciona água altamente ozonizada para desinfeção que pode ser utilizado em grandes espaços interiores ou exteriores. 
O facto desta solução ser de utilização remota permite a operação em condições de segurança e a inclusão de utilizadores de mobilidade reduzida. Com recursos humanos diversificados podemos acelerar o regresso da socialização em segurança. 
 
A terceira solução é um túnel master que tem aplicado um sistema de geração de gás Ozono e adaptável a outros tipos de tecnologia. É constituído por estrutura em aço resistente com sistema automático de abertura e fecho na entrada e na saída que permite entrada e saída de volumes através do uso de equipamentos de movimentação de cargas.
 
Esta solução é triplamente verde, uma vez que, permite a desinfeção anteriormente referida, reciclando o ozono por múltiplas utilizações, garantindo reduzido impacto ambiental e máxima segurança de operação.
 
Reduz significativamente a gestão de tempo de stocks e espaços associados às entradas e saídas, tendo um impacto significativo no compasso de espera entre chegadas e utilizações. 
 
Com esta tecnologia é possível utilizarmos as matérias primas e equipamentos no momento de chegada às instalações de qualquer unidade de saúde.
 
 
1.3. Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?
 
A parceria COMPETE tem um claro efeito alavanca no desenrolar desta tipologia projetos.
Foi para nós relevante o lançar do desafio que aceitámos com humildade e entusiasmo. Realizámos uma série de parcerias com vista a obter o máximo de visão do problema vivido pelos profissionais de saúde. Essa visão permitiu-nos alcançar resultados acima do esperado inicialmente. 
 
A complexidade destes protótipos permitiu-nos enquanto empresa core noutros setores de atividade, impulsionar um verdadeiro espírito empreendedor e potenciar a equipa já amplamente competente ao nível da investigação e desenvolvimento, num mundo tecnologicamente ainda mais avançado e exigente. 
 
Este projeto permite projetar a empresa para toda uma nova área de negócio na área da saúde e bem-estar, transversal a vários setores de atividade, satisfazendo uma necessidade existente no setor público e privado.
 
Foi muito gratificante podermos pôr-nos à prova desta forma. Nada disto teria sido possível sem a chamada do COMPETE.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, no âmbito do Aviso 15/SI/2020, o projeto Tech-DesCovid 19 by Fravizel envolveu um investimento elegível de 473 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 379 mil euros.
 
 
3. Links
 
Artigo “Tech-DesCovid 19 by Fravizel”, de 25/06/2020 
 
Fravizel - Equipamentos Metalomecânicos

05/02/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia