Comunidade surda: Tecnologia inovadora visa promover autonomia e inclusão social

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto IVLinG visa o desenvolvimento de um intérprete virtual para comunicação bidirecional, em tempo real, suportada em tecnologias de visão por computador para reconhecimento automático de gestos e técnicas de computação gráfica para avatar 3D intuitivo. 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, José Correia de Sousa, CEO da First Solutions sintetizou este projeto e a importância do apoio dos fundos comunitários.
 
 
Projeto IVLinG: Interprete Virtual de Língua Gestual 
 
1. Enquadramento
 
Um dos maiores problemas da comunidade Surda, em particular, a parcela dependente da Língua Gestual (LG) é a barreira de comunicação existente entre estes e a população ouvinte, que raramente apresenta conhecimentos de LG. 
 
Atualmente, com o avanço da tecnologia e o surgimento de paradigmas emergentes quer associados à inteligência artificial (nomeadamente Machine e Deep Learning), quer ao nível da computação gráfica e realidade virtual, torna-se possível a criação de sistemas que permitam auxiliar o seu acesso a serviços de atendimento ao público, e contribuir, de forma efetiva na integração do surdo na sociedade.
 
2. Síntese
 
Neste contexto é apresentado o projeto IVLinG, que compreende o desenvolvimento de uma plataforma digital para interpretação virtual e bidirecional de LG (Língua Gestual), que permita agilizar a comunicação entre a população surda e a comunidade ouvinte. Na base desta solução estará um intérprete virtual em tempo real de Língua Gestual Portuguesa (LGP), que irá efetuar o reconhecimento automático de gestos e expressões faciais e corporais. Estes movimentos são posteriormente traduzidos para texto e/ou áudio, sendo que a pessoa ouvinte recebe essa informação no computador ou smartphone. A resposta em LGP é visualizada por meio de um avatar tridimensional. 
 
Pretende-se criar um sistema versátil que também possa ser utilizado a partir de dispositivos móveis (ou uma estação dedicada com câmara) e sem necessidade de luvas ou wearables para captação de movimentos. 
 
3. Testemunho de José Correia de Sousa, CEO da First Solutions
 
José Correia de Sousa | CEO da First Solutions
 
“O projeto IVLing, que ainda está numa fase preliminar ao seu desenvolvimento tecnológico, está a decorrer nos moldes e timings que foram inicialmente traçados.
 
É um projeto do ponto de vista tecnológico extremamente desafiante e todo o consórcio está bastante entusiasmado com o que poderá resultar daqui para a comunidade surda, comunidade essa que estamos já a envolver nesta fase, para que a tecnologia a criar com o projeto vá o mais possível de encontro às expetativas destes utilizadores. Esse é um aspeto essencial para todos. 
Caso venham a ser atingidos os objetivos que foram traçados, esta tecnologia alterará de forma radical a autonomia e a inclusão social destas pessoas, que normalmente estão dependentes de uma outra pessoa para poderem comunicar com a comunidade ouvinte. 
 
Estamos igualmente muito satisfeitos com as outras entidades do consórcio, o Centro de Computação Gráfica e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que têm demonstrado desde o primeiro momento um grande empenho no projeto e otimismo acerca do que a tecnologia poderá alcançar neste âmbito.
 
Este projeto tem um enorme peso social e de inclusão e isso também é motivo de grande orgulho para todos os que nele têm participado.“
4. Consórcio
 
O projeto será desenvolvido pela empresa First Solutions, pelo CCG - Centro de Computação Gráfica e IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo), contando com o apoio da FPAS - Federação Portuguesa das Associações de Surdos e APS - Associação Portuguesa de Surdos.
 
5. Cofinanciamento 
 
O projeto IVLinG: Interprete Virtual de Língua Gestual foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial - na vertente em copromoção - envolvendo um investimento elegível de cerca de 843 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 591 mil euros.
 
6. Sobre a First Solutions
 
A First Solutions - Sistemas de Informação, SA, empresa do Grupo First, atua na área dos sistemas de informação no setor da saúde, sendo líder de mercado em algumas das suas áreas de atuação. O Grupo First conta igualmente com a ZonAdvanced, empresa que disponibiliza um serviço de interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e que permite à comunidade surda contactar através de videochamada um conjunto alargado de entidades públicas e privadas.
 
 

14/05/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia