Airbus inaugura fábrica e Santo Tirso e vai produzir para os modelos Airbus A320 e A350.

A fábrica da AIRBUS Portugal, foi inaugurada hoje dia 14 de setembro de 2022. Trata-se de um projeto de captação de investimento estrangeiro que conta com financiamento do COMPETE 2020. O projeto envolve um investimento de 42 milhões de euros e um incentivo de 10 milhões de Fundos Europeus.

O projeto de investimento envolve a edificação de uma nova unidade fabril da Stelia Portugal, para a fabricação e disponibilização no mercado de  sistemas de aeroestruturas, de elevada complexidade tecnológica, para fornecimento a uma OEM líder de mercado (Airbus), contribuindo, assim, para a criação de produtos de elevado valor acrescentado e de cariz inovador, que permitam estar na vanguarda do atual estado da arte do setor.

Neste sentido, o projeto enquadra um conjunto de investimentos, a concretizar entre setembro de 2019 e junho de 2023, num montante total de investimento de cerca de Euro 42 mihões de euros, através do qual Empresa pretende fabricar grandes secções de fuselagem para as famílias A320 NEO (narrow body) e A350 (extrawidebody). Concretamente, para o modelo A320 NEO da Airbus, serão produzidos os painéis laterais e inferiores da fuselagem frontal, incluindo a esquadria da porta, assim como toda a estrutura frontal superior.

No modelo A350, serão produzidos os elementos estruturais da fuselagem e flight deck, nomeadamente os painéis laterais e posteriores, junto ao "nariz" da aeronave.

O projeto contempla as seguintes áreas de intervenção principais:

- Criação de uma unidade industrial em Santo Tirso para incorporar o desenvolvimento da produção dos sistemas de aeroestruturas e acomodar todas as tecnologias necessárias ao processo produtivo, com uma área infraestruturadade 20.000 m2;

- A aquisição de ativos e de tecnologias produtivas inovadoras, com destaque para as máquinas de rebitagem semiautomática e automática para painéis de fuselagem;

- A contratação de 240 colaboradores (30 destes altamente qualificados), de modo a gerar a força de trabalho direta e indireta necessária para aplicar à produção.

o projeto em apreço será uma forte alavanca ao desenvolvimento do setor aeronáutico a nível nacional, contribuindo para gerar valor acrescentado na economia portuguesa e para o reforço do emprego qualificado. Adicionalmente, o presente investimento irá fomentar o aumento da produção transacionável e internacionalizável, contribuindo para uma maior intensidade de exportações (no caso em apreço, regista-se uma intensidade de exportações de 100%) por via da obtenção de um produto final de elevado valor e qualidade, valorizado no seio dos mercados externos.

A Airbus Atlantic Portugal vai produzir no Vale do Ave peças para os modelos Airbus A320 e A350. É considerada o fabricante nº2 mundial para Aeroestruturas, nº1 para cadeiras de pilotos e está entre os 3 melhores para cadeiras de passageiros da Classe Executiva e da Primeira Classe, comercializados sob a marca STELIA Aerospace.

Inicialmente com uma equipa composta por 100 colaboradores, a construtora quer chegar ao final de 2022 com um número de 150, e prevê chegar aos 250 nos próximos anos.

Com um volume de negócios estimado em mais de 3,5 mil milhões de euros, a Airbus Atlantic é uma parte essencial da cadeia de valor da Airbus e desempenha um papel fundamental em toda a cadeia de suprimentos de aeroestruturas.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Cédric Gautier, CEO da Airbus Atlantic, Alberto Gutierrez, COO da Airbus e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques e do Presidente do COMPETE 2020, Nuno Mangas. 

14/09/2022 , Por COMPETE 2020