Bolsa de Investigação para Mestre | Cognitive CMMS

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Civil, Arquitetura, ou Modelação de Informação na Construção de Edifícios, ou em áreas consideradas afins, no âmbito do projeto Cognitive CMMS: Cognitive Computerized Maintenance Management System, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 27 de outubro a 11 de novembro 2022.

Requisitos de admissãoRequisitos obrigatórios:

- Ser mestre na área de Engenharia Civil, Arquitetura, ou Modelação de Informação na Construção de Edifícios, ou em áreas consideradas afins.

- Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P. (2019).

À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

- Doutoramento na área de Engenharia Civil, Arquitetura, ou Modelação de Informação na Construção de Edifícios, ou similar;

- Curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

Fatores preferenciais:

- Conhecimento e experiência ao nível de BIM-FM (Facility Management), seja por trabalho académico prévio, ou por experiência profissional comprovada;

- Experiência prévia em redação de requisitos de informação para modelos BIM;

- Domínio da língua inglesa.

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos poderão concorrer sem inscrição prévia no curso para o qual é aberto a bolsa. O requisito de inscrição em curso conferente ou não conferente de grau será verificado à data da contratualização da bolsa.

- Apenas serão contratualizadas as bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição no curso conferente ou não conferente de grau, conforme tipologia de bolsa a concurso, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, respetivamente com a indicação do ano letivo em curso ou da sua duração (início e termo).

- A inscrição em cursos não conferentes de grau não creditados não serão considerados como comprovativo de inscrição.

Plano de trabalhosO projeto está perto do fim e, na fase atual, apenas os estudos de caso finais estão a ser finalizados. O plano de trabalho incluiu os desenvolvimentos finais dos estudos de caso e o encerramento dos relatórios do projeto.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no ISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering - do Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Doutor Miguel Ângelo Dias Azenha e do Doutor José Luís Duarte Granja. 

Duração da bolsaA duração da bolsa é de 3 meses, com início previsto em dezembro de 2022. A bolsa poderá ser renovada até ao máximo previsto na legislação aplicável e/ou no projeto, se necessário para concluir o grau académico ou para realizar atividades indispensáveis para a conclusão do projeto.

27/10/2022 , Por COMPETE 2020