2 Bolsas de Investigação para Licenciado | SMARTCUT

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Licenciado em Ciências de Engenharia Eletrotécnica, Ciências de Engenharia Informática e áreas afins, no âmbito do projeto SMARTCUT - Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de operação e manutenção de Máquinas Florestais, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 22 de setembro a 6 de outubro 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar‐se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os dois seguintes requisitos:

‐ Ser estudante inscrito num mestrado ou num mestrado integrado que já tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação;

e

‐ Ser detentor do grau de Licenciatura em Ciências de Engenharia Eletrotécnica, Ciências de Engenharia Informática e áreas afins.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto‐Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosos bolseiros serão integrados na atividade de investigação, prevista para o perfil 12 do projecto SMARTCUT‐DIGI2, no âmbito das actividades 2, 3 e 4:

• Atividade 2 ‐ Desenvolvimento do Conceito

• Atividade 3 – Construção de Protótipos

• Atividade 4 – Testes e ensaios

participando nas tarefas relacionadas com o desenvolvimento da Plataforma de Gestão do Digital Twin, de metodologias de telediagnóstico, de dashboards, dataloggers e interfaces de teleassistência, bem como em testes e ensaios, em ambiente relevante.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Laboratório de investigação Digital and Intelligent Industry (DIGI2), do Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves, do Doutor Vítor Hugo Machado Oliveira Pinto e do Mestre Luís Carlos de Sousa Moreira Neto.

Duração da bolsa  As bolsas terão a duração de 3 meses, com início previsto em outubro de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renováveis, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 3 do art.º 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , a bolsa não será atribuída.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

 

22/09/2022 , Por COMPETE 2020