CITEVE e DAMEL entregam ao Exército protótipos do PERMAC

No quadro da colaboração, já de longa data, com o Exército Português para desenvolvimento de projetos de I&D, o CITEVE e a empresa DAMEL formalizam a 12 de novembro a entrega ao Exército de protótipos desenvolvidos como resultado do projeto PERMAC - PERsonal Microclimate Active Control.
 

O PERMAC - PERsonal Microclimate Active Control é um projeto de I&DI em co-promoção, cujo consórcio foi liderado pela empresa Active Space Technologies, que teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de vestuário de proteção inteligente para fins militares e defesa, constituído por dólman e calça em camuflado floresta, que integra elementos que permitem a autorregulação térmica, mesmo em condições ambientais extremamente adversas. 

Refira-se que o CITEVE colabora regularmente e desde longa data com o Exército Português, representado pela Escola das Armas, localizada em Mafra, em atividades de validação e experimentação de desenvolvimentos inovadores para a área da Defesa.

Sempre de acordo com lógicas que seguem a filosofia do User Centred Design, os desenvolvimentos do CITEVE para várias empresas nacionais na área dos materiais têxteis e produtos para a Defesa têm passado pela validação em contexto real de utilização e pelo olhar crítico dos militares da Escola da Armas. Esta colaboração, cujas primeiras interações ocorreram em 2001, passou a ser enquadrada por um protocolo específico celebrado em 2012 entre ambas as instituições. 

É de sublinhar que atualmente o CITEVE encontra-se envolvido em outros quatro grandes projetos internacionais na área dos materiais têxteis e produtos para a Defesa, desenvolvidos no quadro da EDA (European Defense Agency) e que abrangem no seu conjunto 14 empresas e organizações nacionais e internacionais, nomeadamente de Espanha, França, Suécia, República Checa, Holanda e Alemanha.       

12/11/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia