Calvelex: "uma empresa moderna que aposta fortemente na inovação tendente a melhores processos e produtos"

No âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, teve oportunidade de conhecer, em novembro de 2015, a unidade produtiva da Calvelex.

Para Rui Vinhas da Silva, “a Calvelex é uma empresa moderna que aposta fortemente na inovação tendente a melhores processos e produtos na confeção de vestuário de elevada qualidade. A notoriedade e reputação dos produtos Calvelex são reconhecidas internacionalmente por retalhistas de renome que comercializam marcas da Calvelex. Com um enfoque permanente na atualização tecnológica dos seus equipamentos e dos processos produtivos utilizados, na preparação e dinamização de recursos humanos de que dispõe, a Calvelex alcançou um grau de eficácia invejável na produção de roupa de senhora de alta qualidade que exporta sob private label ou marca-própria para o mercado internacional onde os seus produtos se destacam.“

 

Breve Histórico da Calvelex

A Calvelex encontra-se sediada no norte de Portugal, no coração da indústria têxtil portuguesa, uma das mais importantes regiões têxteis da União Europeia. A tradição do têxtil e vestuário é a imagem de marca desta região. É de se salientar o excelente posicionamento geográfico de Portugal, que o coloca entre o continente americano e o restante da Europa. Constitui, por isso, um canal privilegiado para atingir os mercados finais destes dois continentes.

Desde 1985 que a Calvelex se dedica à confeção de vestuário, sempre se tendo esforçado por acompanhar o mais aproximadamente possível a evolução operada no sector. Pela constante atualização tecnológica dos seus equipamentos e dos processos produtivos utilizados, assim como pela preparação e dinamização dos recursos humanos de que dispõe, as suas unidades fabris alcançaram um grau de eficácia que coloca a Calvelex entre os mais competitivos do sector a nível nacional.

A área cada vez mais alargada dos serviços prestados, o nível de qualidade já atingido e a pontualidade nas entregas são alguns dos fatores de sucesso desta empresa. A atividade principal consiste nos serviços CM, CMT e VERTICAL.

A Calvelex é atualmente constituído por cinco unidades fabris equipadas com o sistema CAD e CAM, da Gerber, e especializadas em roupa de senhora de alta qualidade. Os produtos principais são casacos, calças, saias, calções, blusas e vestidos, os quais são exportados para a Europa e para os Estados Unidos.

A Calvelex dispõe de uma área coberta de 21.500 m2, que alberga um total de 800 trabalhadores. A capacidade anual de produção é da ordem de um milhão de peças.

As diferentes unidades estão ligadas por um eficaz sistema de comunicação que, despolarizando as capacidades individuais de cada uma, permite potenciar o Grupo como um todo.

No alinhamento da estratégia seguida, a Calvelex, ciente das realidades do momento, está aberto a qualquer tipo de associação com empresas do sector, especializadas na área comercial e de criação que, conjugando esforços e know-how, contribuam para o desenvolvimento rápido e harmonioso de uma atividade vertical, quer seja no nosso país, em Espanha ou noutros países europeus. Com base numa experiência de 28 anos ao serviço da exportação e da comercialização têxtil internacional, pretende-se solidificar a política comercial face às mutações que se presume venham a ocorrer com a era da nova economia.

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.

Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.

No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros.

Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.

Do programa da visita fizeram parte um conjunto de empresas do setor com diferentes posicionamentos mostrando a riqueza do mesmo e a forte dinâmica que as empresas nacionais têm assumido nos últimos anos, designadamente: Salsa (Irmãos Vila Nova, S.A.), Calvelex, Laranjinha (Hall&CA), Petratex, Fiorima, Damel, P&R Têxteis, S.A., Grupo Polopique.

Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com  a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008 , soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.

 

Links

Site

Facebook

Linkedin

08/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor