Comissão Vitivinícola Regional do Tejo define posicionamento para os vinhos da região

Segundo o presidente do COMPETE 2020 “a CVR Tejo procura ativamente um posicionamento, claro e distinto, para os vinhos da região, evitando dessa forma a dispersão de imagem e um reconhecimento internacional que será impossível de conseguir de forma individualizada e confusa.” Acresce, ainda, na opinião de Rui Vinhas da Silva, que “nesse sentido a CVR Tejo procura, através de projetos estratégicos bem definidos, entender quais as plataformas de projeção das suas marcas no mundo complexo e extremamente competitivo que constitui o mercado global.”

 

Breve Histórico da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo

"Somos o «Team Tejo», a única comunidade vitivinícola situada junto a este grande Rio Português. A Região Vitivinícola do Tejo possui ótimas condições naturais para o cultivo da vinha e para a produção de vinhos permitindo criar vinhos consistentes e de grande qualidade, com estilos empolgantes e diferenciados, que podem ser apreciados em todas as ocasiões.”

Os vinhos com Denominação de Origem “Do Tejo” têm de ser provenientes exclusivamente de uvas produzidas dentro da área Geográfica da “Do Tejo” e vinificados dentro da região.

. Missão

Ajudar os produtores da Região a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço.

. Terroir

O principal acidente orográfico existente no Tejo é a Serra de Aires e Candeeiros, delimitando o que podemos chamar de Alto e Baixo Tejo e em termos hidrográficos o Rio Tejo, pela sua dimensão e pela sua irregularidade (cheias) continua a condicionar as atividades agrícolas da Região. A vinha, ainda assim, é por norma a cultura menos afetada pelas cheias que ocorrem cada vez com menos frequência, graças à gestão dos caudais feitas pelas diversas barragens.

Na Região encontramos três zonas distintas de produção, os terroirs, conhecidos como  Campo, Bairro e Charneca.

A Charneca  localiza-se a sul do campo, na margem esquerda do Rio Tejo, com solos arenosos e medianamente férteis tem potencialidades tanto para a produção de vinhos tintos como vinhos brancos.

O Bairro situa-se entre o Vale do Tejo e os contrafortes dos maciços de Porto de Mós, Candeeiros e Montejunto, com solos argilo-calcários, é um terroir ideal para as castas tintas.

O Campo situa-se nas extensas planícies adjacentes ao rio Tejo sujeitas a inundações periódicas. Estas são responsáveis pelo elevado índice de fertilidade dos solos e torna esta uma zona de excelência para a produção de vinhos brancos. A fertilidade natural da região obriga a uma viticultura de precisão.

. Vinhos

São muitos os magníficos vinhos produzidos no Tejo. Dos incontornáveis brancos aos reconhecidos tintos, sem esquecer os licorosos ou os espumantes. Todos únicos, mas com características muito próprias que os diferenciam dos demais. Sejam as castas escolhidas ou os terroirs onde as vinhas crescem, cada vinho do Tejo é especial.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

Links

Roteiro do vinho: http://issuu.com/compete2020comunicacao/docs/2015-01-19-roteiro-proj-compete2020

Site: http://www.cvrtejo.pt/index.php

Facebook: https://www.facebook.com/Vinhosdotejo.Tejowines

11/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor