Covid-19: Agência Espacial Europeia lança concurso para ajudar Itália com projetos de investigação

A Agência Espacial Portuguesa juntou-se a uma iniciativa da ESA que pretende promover o desenvolvimento de soluções de combate ao Covid-19. As iniciativas podem beneficiar de investimentos máximos de um milhão de euros.

Nota: O envio de projetos pode ser feito até ao dia 20 de abril. Embora o concurso esteja especificado para soluções a serem implementadas em Itália, estas podem ainda ser demonstradas em outros países que enfrentem as mesmas adversidades.

 

Enquadramento

A Agência Espacial Europeia lançou a 31 de março um concurso com vista à seleção de projetos de investigação que aplicam tecnologias usadas no Espaço no apoio aos profissionais e populações em geral a superar as contingências geradas pela pandemia Covid-19.

A iniciativa é lançada em articulação com Ministério italiano para a Inovação Tecnológica e Digitalização (MID) e, em Portugal, conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e Agência Espacial Portuguesa. Cada projeto poderá receber um financiamento máximo de 50% a 80% dos custos, se não superarem um milhão de euros. O prazo de inscrições no concurso termina às 12h do dia 20 de abril.

A iniciativa, que já mereceu a realização de um primeiro seminário na Internet, deverá dar prioridade a soluções que possam ser, num primeiro momento, aplicadas em Itália, que é hoje um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, com cerca de um terço das vítimas mortais registadas desde o início da nova pandemia.

Depois da aplicação dos primeiros projetos em Itália, será possível proceder à transferência tecnológica para outros países, informa um comunicado da Agência Espacial Portuguesa.

“O concurso tem como principais objetivos contribuir para apoiar os cidadãos, profissionais de saúde e o sistema de ensino italianos a lidar com os desafios do surto do coronavírus, podendo igualmente vir a ser aplicados noutros países. É neste contexto que a Agência Espacial Portuguesa, em colaboração com a FCT, apoiará ainda o desenvolvimento e implementação de projetos específicos em Portugal. Pretende-se, sobretudo, apoiar serviços de saúde e educativos que ajudem as comunidades no combate ao surto do COVID-19, contribuindo ao mesmo tempo para demonstrar os benefícios da utilização de recursos e tecnologias espaciais nestas circunstâncias extraordinárias”, explica Agência Espacial Portuguesa.

 

Fonte: Exame Informática | Hugo Séneca

 

02/04/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Comissão Europeia