Concurso AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública

FCT lança concurso com o objetivo de apoiar projetos e iniciativas de I&D que possam contribuir para novas respostas à COVID 19 e a futuras pandemias, com ênfase no apoio aos cidadãos e aos serviços de cuidados de saúde.
 
 
Concurso AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020
 
 
1. Âmbito
 
Lançado pela FCT este novo concurso está orientado para processamento de dados no âmbito da atual pandemia do novo coronavírus SARS CoV2 e da doença COVID-19 e no contexto da situação de crescente incerteza e alarme social em que vivemos. 
 
Enquadrado na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030 o objetivo central é promover a apresentação de projetos de I&D na área da Ciência dos Dados que contribuam para melhorar a resposta dos organismos da Administração Pública ao impacto da COVID-19 e de futuras pandemias, em linha com o disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19) da Direção Geral da Saúde (DGS).
 
É obrigatória a participação no projeto de, pelo menos, uma entidade da Administração Pública, designadamente de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde, sendo requerida a descrição do comprometimento dessa ou dessas entidades com a utilização dos resultados do projeto e das atividades de I&D.
 
É também necessária a descrição da forma como o projeto irá preservar os aspetos éticos e legais associados à utilização dos dados, nomeadamente as questões de privacidade e consentimento no acesso aos dados pessoais dos cidadãos, de partilha de dados entre fontes diferentes, e de transparência da análise e utilização dos dados.
 
 
2. Objetivos
 
O objetivo é apoiar projetos e iniciativas de I&D que possam contribuir para novas respostas a esta e a futuras pandemias, com ênfase no apoio aos cidadãos e aos serviços de cuidados de saúde.
 
Os projetos devem considerar a possibilidade de utilização de recursos de computação avançada para tratamento dos dados, através de plataformas da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA).
 
 
3. Destinatários 
 
Podem candidatar-se, individualmente ou em co-promoção, equipas de investigação das seguintes entidades:
 
> Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:
> Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
> Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
> Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
> Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
 
 
4. Resultados Esperados
 
Entre outros benefícios, espera-se que esta iniciativa contribua para a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde, assim como para a otimização das práticas e atitudes dos cidadãos. De modo a maximizar a valorização e reutilização dos dados gerados no âmbito deste concurso, pretende-se adotar procedimentos alinhados com as melhores práticas internacionais de dados abertos, nomeadamente através da elaboração de Planos de Gestão de Dados para cada projeto.
 
Espera-se igualmente que esta iniciativa tire partido dos recursos de computação avançada existentes na RNCA, para os referidos métodos de processamento, análise, visualização e apresentação de dados e informação gerada, estimulando assim sinergias com esta rede e o desenvolvimento de competências digitais especializadas.
 
 
5. Financiamento
 
O limite máximo de financiamento por projeto é de 240 mil euros.
 
 
6. Candidaturas
 
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos
 
 
7. Prazos 
 
O período de apresentação de candidaturas decorre entre 31 de março de 2020 e 28 de maio de 2020, até às 17 horas (hora de Lisboa).
 
 
8. Links úteis
 
Página oficial do Concurso FCT https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/datascience/index.phtml.pt
Regulamento https://www.fct.pt/apoios/projectos/regulamentofundosnacionais.phtml.pt
Aviso de Abertura do Concurso https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/datascience/docs/aviso_abertura_datascience_2020.pdf
Portal de Concursos https://concursos.fct.pt/projectos/

07/04/2020 , Por Cátia Silva Pinto
União Europeia