Douro Boys: um exemplo do imperativo de agregação de empresas necessária à imposição dos vinhos portugueses nos mercados interna

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor” o presidente do COMPETE 2020 conheceu, no dia 25 de janeiro, os empreendedores do projeto Douro Boys que “através de uma estratégia comum de comunicação de marca conseguem reconciliar a individualidade dos seus produtos e a heterogeneidade das suas propostas de valor com a comunhão de estratégias de marketing e abordagem de mercados globais diferenciados”.   

O presidente do COMPETE 2020 salientou que “os Douro Boys constituem um exemplo do imperativo de agregação de empresas e da unidade de esforço que será necessária à imposição dos vinhos portugueses nos mercados internacionais de forma distinta e valiosa.” Assinalou, ainda, que “através de uma estratégia comum de comunicação de marca conseguem reconciliar a individualidade dos seus produtos e a heterogeneidade das suas propostas de valor com a comunhão de estratégias de marketing e abordagem de mercados globais diferenciados, oferecendo propostas customizadas a consumidores exigentes em mercados sofisticados e de forte poder aquisitivo.”

 

Breve Histórico dos Douro Boys 

Cinco líderes, cinco famílias, cinco quintas, cinco produções de vinho. Em comum: a boa disposição, a Região Demarcada do Douro e a vontade de ver a qualidade portuguesa reconhecida além-fronteiras.

Na Região Demarcada do Douro, onde se reúnem condições únicas para a produção de vinho, cinco empreendedores reuniram esforços para promover, de forma independente, a região e os seus produtos.

As famílias Roquette (Quinta do Crasto), Olazábal (Quinta do Vale Meão), van Zeller (Quinta Vale D. Maria), Ferreira (Quinta do Vallado) e Niepoort (Niepoort) trabalham em conjunto para promover a imagem e a reputação dos vinhos portugueses, em particular os provenientes do vale do Douro. A sua filosofia assenta num elevado nível de qualidade, autenticidade e hospitalidade.

Este projeto destina-se a desenvolver ações conjuntas de promoção nos mercados externos, através de participações em feiras e certames internacionais, da realização de provas e workshops (“master classes”) e do convite a jornalistas e “sommeliers” para visitarem as 5 Quintas, os cinco produtores pretendem promover a região do Vale do Douro no mercado mundial.

O objetivo do grupo é claro: permitir que os vinhos do Douro atinjam um nível de reconhecimento adequado à sua qualidade inerente, colocando-os em pé de igualdade com o Porto, no mapa mundial do vinho. O efeito dos Douro Boys acaba por ser positivo não só para os vinhos da região, mas também para a imagem dos vinhos portugueses em geral.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

 

Links

Roteiro do vinho

Site Douro Boys

Facebook Douro Boys

08/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor