Craveiral Farmhouse: Já ouviu falar?

A Quinta do Craveiral é o novo empreendimento turístico de quatro estrelas, em São Teotónio, Odemira, com uma oferta turística que irá contribuir para o desenvolvimento e qualificação da visão holística do Turismo2020 nas componentes: Ambiente - Turismo de Natureza; Património e Cultura - Touring Cultural e Paisagístico; Património e Cultura e Agroalimentar - Gastronomia e Vinhos e Mar.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto nasceu há oito anos da iniciativa de três sócios portugueses - Pedro Franca Pinto, um advogado ligado à distribuição de alimentos biológicos, João Canilho e Luís Kapinha, proprietários de uma guesthouse em Lisboa.

 

1. Entrevista a  Pedro Franca Pinto, Administrador da Quinta do Craveiral

 
Qual seria a frase que descreve este projeto ?
 
Estruturação organizacional e de capital humano para garantir a homogeneidade e coerência de toda a experiência Craveiral Farmhouse. Tendo passado a fase de abertura ao público, estamos agora a ajustar procedimentos e detalhes que melhorem a experiência de quem visita o Craveiral Farmhouse.
 
Quais os fatores de diferenciação ?
 
Acreditamos que o grande fator de diferenciação é a sensação de bem-estar e de liberdade que a maioria das pessoas que nos visita consegue experienciar, resultado da nossa forma descontraída de receber as pessoas e de encararmos o Craveiral Farmhouse como a nossa casa e como o nosso estilo de vida.
 
Quais os grandes resultados deste investimento: qualitativos e quantitativos ?
 
O investimento permitiu criar 48 postos de trabalho na época alta, aumentar os resultados de produtores locais de queijo, carne e compotas, aumentar os resultados de pescadores e agricultores locais e trazer para a região, durante todo o ano de 2019, cerca de 3000 pessoas (portugueses e estrangeiros).
 
O investimento permitiu, também, criar postos de trabalho qualificados e, no nosso entender, qualificar e contribuir para o posicionamento da oferta de turismo da região.
 
Estimamos cumprir este ano com os pressupostos económicos do plano de negócio subjacente ao apoio conferido pelo COMPETE 2020.
 
Que conselhos daria para quem acredita que o turismo é um produto compósito, como vocês, e que são experiências que temos que oferecer ?
 
O único conselho que nos sentimos habilitados a dar é para seguirem os sonhos em que acreditam. Da nossa experiência, ter seguido um sonho baseado em experiências e em valores, produziu bons resultados e foi ao encontro da tendência. Acreditamos que o turismo já não é só sobre as condições físicas das instalações oferecidas, mas é sobretudo sobre as emoções e memórias que as pessoas conseguem levar dos sítios a que vão.
 
 
5. Qual o valor acrescentado do projeto para a região e para posicionar Portugal como um destino de excelência ?
 
O Craveiral Farmhouse tem contribuído para o posicionamento da região e do país tendo em consideração a projeção internacional refletida em artigos de imprensa estrangeira (Monocle, Condé Nast Traveller, The Weekender, Forbes US) que juntamente com todos os projetos que estão a nascer, e que já existem, que também têm projeção internacional, contribuem para transmitir uma imagem de excelência de Portugal, mantendo a autenticidade.
 
Conforme referido, tendo em consideração que faz parte dos valores do Craveiral Farmhouse estar integrado na comunidade e ser sustentável, compramos e recorremos sempre que possível a produtores e comerciantes locais, contribuindo assim para a redução da pegada ecológica e para a retenção do valor na região.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “Novo empreendimento turístico“ é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 2,5 milhões de euros.
 
 
3. Links
 
Craveiral Farmhouse
 

11/09/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia