Portugal sobe no ranking do European Innovation Scoreboard (EIS) 2020

A edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020) coloca Portugal no 12.º lugar desta lista anual da Comissão Europeia, que visa medir o desempenho dos Estados-membros da União Europeia em termos de inovação. 
 
 
A atualização deste ranking, com dados relativos a 2019, divulgado a 23 de junho de 2020, passa Portugal do grupo de países classificados como “moderadamente inovadores” para o de “fortemente inovadores”, figurando agora nesta categoria ao lado da Bélgica, a Alemanha, a Áustria, a Irlanda, a França e a Estónia. Portugal está agora acima de países como Espanha (14ª), Itália (18ª) e Grécia (20ª) e logo abaixo da Estónia.
 
Portugal subiu 6 lugares em comparação com a lista divulgada em 2016, ano em que ocupava o 18.º lugar. O nosso país foi também o que mais subiu no indicador de inovação entre 2015 e 2019. Estes resultados são fruto do aumento da capacidade de inovação das empresas, das entidades de I&D e da generalidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação.
 
 
Portugal é, pelo segundo ano consecutivo, líder na dimensão “inovação nas pequenas e médias empresas (PME)”, que abrange indicadores que exprimem a percentagem das PME com inovação de produtos/processos, marketing/organizacional e a percentagem de PME inovadoras que colaboram com outras PME. Apresenta, igualmente, valores acima da média europeia em indicadores como o nascimento de novas empresas nos últimos 10 anos e atividades de empreendedorismo, estando em linha com a média europeia na procura pública de produtos tecnologicamente avançados e na facilidade de criação de empresas. No que diz respeito às condições de base para a inovação, sobretudo ao nível da atratividade e internacionalização do sistema de investigação e da penetração de banda larga, Portugal encontra-se igualmente acima da média.
 
Neste âmbito, também apresenta valores acima da média europeia em indicadores como o nascimento de novas empresas nos últimos 10 anos e atividades de empreendedorismo, estando em linha com a média europeia na procura pública de produtos tecnologicamente avançados e na facilidade de criação de empresas. No que diz respeito às condições de base para a inovação, sobretudo ao nível da atratividade e internacionalização do sistema de investigação e da penetração de banda larga, Portugal encontra-se igualmente acima da média.
 
 
Projetos Inovadores Cofinanciados pelo COMPETE 2020
 
Um investimento regular e elevado em I&I (Investigação e Inovação) pelo setor empresarial é tido como fundamental para gerar e manter um fluxo regular de inovação na atividade económica capaz de sustentar a competitividade de uma economia.
 
O COMPETE 2020 dispõe dos instrumentos necessários para alavancar o investimento empresarial em I&I, nomeadamente através dos sistemas de incentivos diretos às empresas e promovendo o trabalho conjunto com os centros de conhecimento.
 
Dedicámos várias edições da newsletter semanal do Programa a esta temática, destacando de seguida dois projetos de empresas com soluções diferenciadores, porque a amplitude do conhecimento é ilimitada.
 
> Arroz-BIG: Jorge Oliveira, Administrador com o pelouro da Inovação na Ernesto Morgado explica o âmbito e os resultados promissores já alcançados no âmbito deste projeto de I&D que visa um abaixamento significativo do índice de glicémia de arroz, não descurando o sabor, contribuindo assim para o combate à obesidade e diabetes. Leia a notícia
 
 
> SELF_BRIDGES: Promovido pela BERD e pelo ITeCons, este projeto visa a investigação e desenvolvimento de uma solução de ponte modular, com componentes pré-montados, configuráveis e de rápida instalação, capaz de reduzir o número e o volume dos componentes pré-montados e de facilitar a sua instalação no local. O projeto parte de uma oportunidade de mercado identificada pela BERD, relativamente a soluções de montagem rápida capazes de dar resposta a situações de mobilidade, catástrofe natural, aplicações militares, entre outras. Leia a notícia 
 
 
Sobre o European Innovation Scoreboard
O European Innovation Scoreboard (EIS) é um relatório anual, publicado desde 2001, que fornece uma análise comparativa do desempenho da inovação nos Estados-Membros (EM) da União Europeia (UE), outros países europeus e vizinhos regionais, avaliando os pontos fortes e fracos dos sistemas nacionais de inovação e ajudando assim os países a identificar as áreas que necessitam de intervenção.
No caso de Portugal, a Estratégia de Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030 constitui o principal referencial para a política de inovação para a próxima década.
O EIS analisa um total de 27 indicadores, em dez dimensões de inovação. 

07/01/2021 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020
Comissão Europeia