Empresas nacionais adaptam-se e inovam no combate à COVID-19 com o apoio do COMPETE 2020

O estado de pandemia provocado pelo COVID 19 colocou o país está a meio gás devido ao estado de emergência. E, um pouco por todo o lado, surgiram vários pedidos de mais material médico. Era preciso produzir mais viseiras, mais gel desinfetante, mais máscaras. Foi a partir destas duas premissas que várias empresas portuguesas se reinventaram temporariamente para contribuir para a luta contra a pandemia. Algumas transformaram a sua produção, outras adaptaram-se e houve ainda quem tenha começado do zero o estudo e criação de equipamento médico, como os ventiladores.

Na esfera do Quadro Temporário relativo a medidas de auxílio estatal de apoio da economia no contexto do surto da COVID-19, foram publicados em abril de 2020 na âmbito dos Sistemas de Incentivos à Empresas do Portugal 2020, avisos para apoiar projetos promovidos por empresas e entidades do sistema científico e tecnológico.   A medida Inovação Produtiva Covid-19 apoiava todas as empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços, focando-se em produtos destinados a combater a pandemia. Abrangia também a construção e a modernização de instalações de testes e ensaios dos produtos relevantes no âmbito do combate à pandemia. A medida I&D Covid-19 criava um Sistema de Incentivos a Atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e ao Investimento em Infraestruturas de Ensaio e Otimização (upscaling) que visa apoiar as atividades de I&D no contexto do combate à pandemia. Podem candidatar-se empresas sedeadas no território nacional e entidades não empresariais do sistema de I&D. 

Era essencial disponibilizar o financiamento público necessário ao seu desenvolvimento e alavancar instrumentos de co-financiamento comunitário e privado, facilitando e estimulando projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação das empresas e entre os centros de interface tecnológica e laboratórios colaborativos e as empresas.

No aviso de Inovação Produtiva Covid 19 verificou-se uma concentração de candidaturas em determinadascategorias de bens e serviços, nomeadamente, os relativos a equipamentos médicos e de proteção individual, como sejam vestuário, máscaras e outros acessórios, representando estes produtos mais de metade dos projetos candidatados.Ao mesmo tempo, observa-se ainda uma oferta diminuta de determinados bens e serviços igualmente relevantes no contexto do combate e prevenção da COVID-19. 

Em junho de 2020 , o COMPETE 2020 lançava o aviso 17/SI/ 2020 , com o objetivo de estimular as empresas a olharem outros produtos e a diversificarem a oferta , numa racionalidade entre a pressão do mercado , a necessidade de diminuir a importações de produtos diretamente relacionados com a crescente procura de produtos associados a COVID 19. 

Foram aprovados pelo Compete 2020 , 136 projetos no âmbito deste aviso, correspondendo a uma apoio de 94 milhões de euros de Fundos da União Europeia (incentivo), em projetos que mostram a capacidade de mobilização dos agentes para dar resposta aos desafios colocados coletivamente por esta pandemia  

Nesta edição falamos lhe de projetos diferenciadores que mostram que da cooperação e da vontade nascem novos produtos que vão permitir a dotar a sociedade de respostas à crise sanitária e ao mesmo tempo podem colocar Portugal como fornecedor no mercado internacional de produtos inovadores:

NANUM - luvas de exame em nitrilo, sem pó, com deteção de nano furos para o combate à COVID-19.Orientado para mercado mundial este projeto visa colocar no mercado um método inovador de fabrico de luvas de exame com deteção de nano furos .

Produção de um teste serológico da COVID-19 - com este  projeto a Fairjourney vai desenvolver um teste serológico para COVID19, mais especificamente para deteção de anticorpos IgG ou IgM específicos para o SARS-CoV-2, no soro humano, baseado num ensaio de imunoabsorção, de alta especificidade e sensibilidade, para ser comercializado.

No âmbito do projeto “Endutex Covid19 Medical Fabrics”, cofinanciado pelo COMPETE 2020, a empresa investe em tecnologia produtiva para se tornar eficiente na produção de produtos de combate ao Covid-19. A Endutex coloca no mercado substratos têxteis certificados e diferenciadores; abastecendo o mercado nacional, combatendo a sua dependência, e também o mercado internacional.   Os substratos têxteis produzidos no âmbito deste projeto serão utilizados na produção de batas reutilizáveis e descartáveis, cógulas, manguitos, perneiras, cobre botas, cobre sapatos, toucas e coverall.

09/10/2020 , Por COMPETE 2020