Investigação portuguesa dá novo rumo a resíduos agroalimentares da indústria da vinha e do vinho

Projeto “Vine & Wine Residues”

1. Síntese 

Na produção do vinho são gerados resíduos que apresentam muitos dos compostos encontrados na planta original. Estes ao conterem elevado valor biológico suscitam interesse em serem recuperados, indo ao encontro das diretivas da União Europeia no programa Horizonte 2020 para a gestão dos resíduos agroalimentares: reciclar, reutilizar e recuperar.

Assim e com o apoio do COMPETE 2020, o projeto “Vine & Wine Residues” envolve:

1.    a extração total e sequencial de diferentes classes de compostos fenólicos (antocianinas, taninos, estilbenos e lenhinas) a partir de resíduos provenientes da vinha e do vinho; 

2.    a transformação química das antocianinas e dos flavanóis recuperados dos resíduos vinícolas em portisinas azuis e; 

3.    o estudo visando a sua aplicação como corantes alimentar naturais em alternativa aos sintéticos, uma vez que apesar da grande variedade de cores existente na natureza, pigmentos que apresentem cor azul são raros. 

Para além disso, a utilização dos compostos fenólicos selecionados na suplementação de diferentes matrizes alimentares (sumos de fruta, bebidas isotónicas e iogurtes) também será uma prioridade, criando alimentos funcionais com acrescentados benefícios para a saúde humana. 

2. Apoio do COMPETE 2020

2.1 Testemunho | Investigador responsável do projeto

A indústria do vinho em Portugal é uma das atividades mais importantes e contribui de modo significativo para a economia nacional. Na produção do vinho são produzidos vários resíduos desde a vinha até à adega, que ainda apresentam muitos dos compostos encontrados na planta original. Deste modo, o COMPETE 2020 veio apoiar um projeto na área da recuperação de compostos polifenólicos com elevado valor biológico a partir de subprodutos vitivinícolas de “reduzido” valor e a sua incorporação em matrizes alimentares de modo a criar novos produtos (Alimentos funcionais) com um valor acrescentado. Apesar do forte cariz científico do projeto, pretende-se que no final alguns dos compostos selecionados possam ser testados em matrizes alimentares com a intenção da sua aplicação tecnológica.”

Joana Oliveira, investigadora no REQUIMTE – Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

2.2 Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica 

O projeto Vine & Wine Residues, promovido pela REQUIMTE – Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e apoiado pelo COMPETE 2020, contou com um investimento elegível de 84 mil euros e um incentivo FEDER de 67 mil euros. 

 

3. Âmbito

Este projeto enquadra-se no domínio prioritário de especialização inserido na estratégia regional de especialização inteligente da Região do Norte, Agroalimentar, apresentando duas áreas principais de atuação:

  • Tratamento e Reutilização de Resíduos 

Considerando que as diretivas da UE no programa Horizonte 2020 para a gestão dos resíduos agroalimentares são: reciclar, reutilizar e recuperar, este projeto apresenta uma abordagem inovadora que envolve a extração total e sequencial de diferentes classes de polifenóis (antocianinas, taninos, estilbenos e lenhinas) a partir de resíduos provenientes da vinha e do vinho sabendo que os flavonoides e os estilbenos podem ser extraídos das suas fontes usando condições suaves e que as lenhinas são extraídas usando condições mais extremas.   

  • Alimentos saudáveis e sustentáveis

A investigação referente à incorporação de polifenóis em diferentes matrizes alimentares criando alimentos funcionais tem aumentado ao longo dos anos uma vez que alguns metabolitos das plantas apresentam efeitos benéficos para a saúde. No entanto, a aplicação direta dos polifenóis em matrizes alimentares exige o desenvolvimento de metodologias de estabilização devido à falta de estabilidade e solubilidade destes compostos nessas matrizes. Com este projeto pretende-se usar diferentes sistemas de encapsulação para aumentar a estabilidade/solubilidade em diferentes matrizes de diferentes famílias de polifenóis extraídas de resíduos produzidos pela indústria vitivinícola. Pela primeira vez, o uso de lenhinas obtidas dos resíduos agroalimentares irá ser testada como bio-polímero de encapsulação.

 

4. Objetivos

O principal objetivo deste projeto é a conceção de produtos alimentares com valor acrescentado (alimentos funcionais), a partir da recuperação de compostos polifenólicos com elevado valor biológico de resíduos agroalimentares da indústria da vinha e do vinho, levando à criação de um plano alternativo de gestão para estes resíduos produzidos em elevadas quantidades em Portugal.

No entanto, a aplicação direta destes compostos em matrizes alimentares exige o desenvolvimento de uma metodologia de estabilização devido à falta de estabilidade e solubilidade destes compostos nessas matrizes. Com base nisto, esta proposta inclui estratégias originais para estabilizar diferentes polifenóis obtidos dos agro-resíduos selecionados ou quimicamente transformados, usando a lenhina (composto polifenólico polimérico) que também será isolada do mesmo resíduo industrial como fonte de bio-polímero de revestimento. 

 

5. Resultados Esperados

Do ponto de vista científico, espera-se contribuir para o “know-how” na área da estabilização de compostos polifenólicos usando diferentes materiais de encapsulação (lenhina, proteínas, polissacáridos, surfactantes e fosfolípidos) para serem usados em matrizes alimentares. 

Em termos tecnológicos, pretende-se que este projeto leve à conceção de novos produtos com propriedades benéficas para a saúde baseados em polifenóis obtidos a partir de diferentes agro-resíduos e a criação de um plano alternativo para a sua gestão em termos ambientais e económicos. Este projeto pode ainda levar ao “up-scale” industrial do processo de síntese de pigmentos naturais derivados das antocianinas que apresentam uma cor azul e que se pretende que sejam usados na indústria alimentar como corantes em alternativa às moléculas sintéticas. 

Este projeto está delineado com o objetivo de fortalecer as ligações entre a investigação académica e o desenvolvimento de aplicações tecnológicas industriais. Desta forma, as colaborações com o prof. Doutor Artur Silva da Universidade de Aveiro e com o prof. Doutor Fernando Pina da Universidade Nova de Lisboa, assim como com as empresas vitivinícolas serão fundamentais para o sucesso deste projeto. 

 

12/09/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia