Os projetos de I&D que combatem o Covid

A pandemia gerou uma crise sanitária e económica sem precedentes num curto espaço de tempo. Os impatos de longo prazo vão depender de quão rapidamente o novo coronavírus vai ser vencido. E não é apenas a vacina que demonstrou que a solução passa pela colaboração , pela ciência e pela inovação. No primeiro dia de um novo confinamento em Portugal mostramos que muitos recursos europeus e muitas pessoas trabalham na procura de soluções para a COVID 19.

A inovação pode fornecer soluções para a recessão provocada pela pandemia.Numerosos estudos mostram que o investimento em atividades de ciência, tecnologia e inovação, particularmente em investigação e desenvolvimento, é um fator-chave do crescimento económico.   O financiamento destas atividades estão a permitir dar respostas aos desafios imediatos da crise sanitária, mas também podem ajudar na recuperação económica. Sem inovação tecnológica não pode haver competitividade. Nenhuma empresa ou país detém toda a tecnologia, nem é capaz de se manter na fronteira do conhecimento exclusivamente por seus esforços, mediante à atual difusão da ciência e da tecnologia.É pois uma etapa crucial quando pretendemos alcançar patamares elevados de competitividade.

Não podemos deixar de estimular processos que permitam relacionar todos os stakeholders envolvidos num processo que conduz a inovação.  

Na esfera do Quadro Temporário relativo a medidas de auxílio estatal de apoio da economia no contexto do surto da COVID-19, foi publicado a 20 de abril de 2020 na âmbito dos Sistemas de Incentivos à Empresas do Portugal 2020,um aviso para apoiar projetos promovidos por empresas e entidades do sistema científico e tecnológico.  

Este aviso tinha por objetivo assegurar o financiamento público necessário ao desenvolvimento de actividades de investigação  associadas ao combate ao COVID-19, estimulando projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação entre as empresas e os centros de interface tecnológica e laboratórios colaborativos, que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste contexto, foi essencial disponibilizar o financiamento público necessário ao seu desenvolvimento e alavancar instrumentos de co-financiamento comunitário e privado, facilitando e estimulando projetos einiciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação entre os centros de interface tecnológica e laboratórios colaborativos e as empresas.

O foco era a investigação de vacinas, medicamentos e tratamentos, dispositivos e equipamento médico e hospitalar, desinfetantes, vestuário e equipamento de proteção, incluindo a construção ou modernização das infraestruturas de ensaio necessárias para desenvolver, testar e otimizar, até à primeira utilização industrial, de produtos relevantes para o COVID-19.

No âmbito desse aviso o Compete 2020 aprovou projetos que envolvem 26  milhões de euros investimento correspondendo a 24 milhões de euros de Fundos da União Europeia (incentivo), em projetos que mostram a capacidade de mobilização dos agentes para dar resposta aos desafios colocados coletivamente por esta pandemia.  

Nesta edição falamos lhe de projetos diferenciadores que mostram que da cooperação e da vontade nascem novos produtos que vão permitir a dotar a sociedade de respostas à crise sanitária e ao mesmo tempo podem colocar Portugal como fornecedor no mercado internacional de produtos inovadores:

Projeto VentiLab 4 COVID-19: Laboratório especializado no teste e certificação de ventiladores no âmbito da COVID 19  Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o principal objetivo do projeto VentiLab 4COVID-19 é implementar na ICNAS-P um Laboratório para o teste e certificação de equipamentos médicos respiratórios, nomeadamente ventiladores pulmonares, equipamentos fundamentais na resposta à pandemia da COVID-19. 

Inovação portuguesa para desinfetar espaços e encomendas remotamente  A propósito do atual contexto de combate á pandemia Covid-19, conversamos com Eliseu Frazão, CEO da Fravizel - empresa portuguesa que fabrica acessórios para máquinas de movimentação de terras, de pedra natural e da indústria - sobre o projeto Tech-DesCovid 19, já concluído que desenvolveu três soluções inovadoras. 

SANUS - Segurança e controlo nos acessos aos espaços públicos em tempos de pandemia  O SANUS é um equipamento com expressão a nível nacional e internacional, contabilizando apenas em Portugal, o SANUS conta já com dezenas de unidades instaladas... que se encontram a funcionar em espaços culturais, corporativos, de retalho, de saúde e até em embaixadas", revela Miguel Oliveira, CEO da 

T-MASK2: A máquina de produção automática de máscaras cirúrgicas   “Contribuir para uma causa maior”, mais do que a oportunidade de negócio, até porque seria um produto temporal, foi a motivação que levou a S.Roque a aceitar o repto lançado pelo Citeve, em abril de 2020, e assim responder à pandemia mundial Covid-19. Leia o testemunho de Rui Machado, Director Comercial na empresa. 

05/02/2021 , Por COMPETE 2020