O Compete 2020 na Região Centro

No PORTUGAL 2020, no final do primeiro trimestre de 2018, estavam aprovados 4,2 mil milhões de euros de fundos europeus para apoiar 6,4 mil milhões de euros de investimento (elegível) na Região Centro. O COMPETE 2020 foi responsável por 1,3 mil milhões de euros deste volume de apoios.

 

Breve Enquadramento

A dotação do PORTUGAL 2020 para o período de programação 2014-2020 é de 25,8 mil milhões de euros, destinada a estimular o crescimento e a criação de emprego. Esta dotação corresponde ao conjunto dos fundos que são atribuídos no âmbito dos 16 Programas Operacionais (temáticos e regionais).

No caso dos promotores da Região Centro, estes poderão beneficiar da dotação global do Programa Operacional Regional CENTRO 2020 (2.155 milhões de euros, repartidos em 1.751,5 milhões de euros de FEDER e 403,5 milhões de euros de FSE) e ainda de concursos abertos no âmbito dos quatro Programas Operacionais Temáticos, do Programa de Desenvolvimento Rural para o Continente e do Programa Operacional MAR 2020.

No final do primeiro trimestre de 2018, encontravam-se aprovados 4,2 mil milhões de euros de fundos europeus para aplicação na Região Centro, oriundos dos vários Programas Operacionais do PORTUGAL 2020, correspondendo a um volume de investimento elegível de 6,4 mil milhões de euros. Estes apoios absorvidos pela Região Centro correspondiam a 25,4% do total de fundos europeus aprovados no PORTUGAL 2020.

O COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), o CENTRO 2020 (Programa Operacional Regional) e o PO CH (Programa Operacional Capital Humano) foram os programas operacionais que mais fundos mobilizaram para a região (75,5% no seu conjunto). O FEDER era o fundo financiador de mais de metade dos apoios aprovados (52,9%), seguindo-se o FSE (30,2%).

 

 

O compete 2020 na Região Centro

 

No final do primeiro trimestre de 2018, estavam aprovados no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (PO CI) – COMPETE 2020, orientado para a melhoria da competitividade através do conhecimento e da inovação e para a promoção da internacionalização da economia portuguesa, 2,3 mil milhões de euros de investimento elegível na Região Centro, a que correspondia uma comparticipação de fundo europeu de 1,3 mil milhões de euros.

O fundo executado ascendia a 349,7 milhões de euros, correspondendo a uma taxa de realização deste programa operacional na região de 27,5%.

O sistema de incentivos às empresas, no seu conjunto, absorvia uma parcela muito significativa dos fundos europeus aprovados no COMPETE 2020 na região (82,9%). Neste instrumento de apoio às empresas prevaleciam os incentivos à inovação empresarial (correspondendo a 814,4 milhões de euros de fundos aprovados), bastante distanciados dos incentivos à qualificação das pequenas e médias empresas (PME) e à investigação e desenvolvimento tecnológico.

O sistema de apoio à investigação científica e tecnológica (SAICT) concentrava 6,1% do fundo europeu aprovado e o sistema de apoio a ações coletivas (SAAC) 5,6%.

O regime de apoio às infraestruturas de transportes (RAIT) absorvia 3,7% do incentivo aprovado, correspondendo a 46,6 milhões de euros de Fundo de Coesão. Trata-se de um apoio de 45,5 milhões de euros à modernização do troço ferroviário Alfarelos-Pampilhosa, da Linha do Norte (Região de Coimbra) e de outro apoio de 1,1 milhões de euros para a implementação da operacionalidade do terminal de granéis líquidos no Porto de Aveiro.

De referir ainda o sistema de apoio à modernização administrativa (SAMA), com 1,8% do fundo europeu aprovado, tratando-se de ações de promoção das TIC na administração e serviços públicos, de ações de capacitação e modernização dos serviços públicos e de formação dos trabalhadores em funções públicas.

A grande maioria das aprovações do COMPETE 2020 na região teve cofinanciamento FEDER (93,4%), existindo também operações comparticipadas pelo Fundo de Coesão (3,7%), correspondendo ao já referido regime de apoio às infraestruturas de transportes, e pelo FSE (2,9%). No caso do FSE, tratava-se, por um lado, do cofinanciamento de formação de empresários e trabalhadores de empresas, integrada em candidaturas ao sistema de incentivos às empresas (inovação e QI PME) ou formação-ação para PME no âmbito do sistema de incentivos à QI PME, e, por outro, do cofinanciamento de formação integrada em candidaturas ao SAMA.

 

Esta semana vamos falar de projetos promovidos por empresas da Região Centro, uma região que renasce de forma firme e consistente depois de um incidente difícil que marcou Portugal inteiro.

Uma Região que não se deixou abalar e que tem construído um caminho sólido e concertado com a participação de todos, seguindo a máxima popular ‘o caminho faz-se caminhando’.

De sectores de atividade distintos apresentamos os projetos desta semana dedicada aos projetos apoiados pelo Compete2020 na Região Centro:

 

A Plastificadora do Rodão: a criação de uma unidade industrial sustentável e inovadora

O projeto da Plastificadora do Ródão visa a criação de uma unidade industrial sustentável e inovadora, cujos equipamentos refletem o estado da arte, tendo como objetivo a produção e impressão de compostos de papel com polímeros e bio polímeros, destinado em particular à indústria do papel, alimentar e embalagens.

 

Projeto Júpiter: a aposta da Sakthi Portugal no sector dos componentes de segurança crítica em ferro nodular para automóveis

O projeto visa criar em Portugal uma unidade industrial para produzir componentes de segurança crítica de ferro nodular para automóveis, através de um processo inovador a nível mundial. Tal permitirá apresentar uma solução mais competitiva, assente na adoção de métodos de produção inovadores, a criação de mais de uma centena de Postos de Trabalho, bem como o aumento da capacidade produtiva do grupo

 

MomentumZai: Gestão de Alertas de Fraude

O enfoque da Feedzai no âmbito deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020 está em criar uma solução integrada de gestão de alertas de fraude. O seu principal objetivo é melhorar a performance de equipas de análise de fraude, disponibilizando-lhes a informação certa da forma mais adequada para uma resolução mais eficiente e eficaz de casos suspeitos.

 

Criação de um novo estabelecimento para a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração

Criação de um novo estabelecimento para a produção de equipamento de análise e validação de canais de refrigeração e produtos plásticos diferenciados, incluindo componentes para a industria automóvel (multimatéria, transparentes e diferentes acabamentos superficiais) e produtos próprios.

 

Fonte: Boletim Trimestral | Informação reportada ao primeiro trimestre de 2018

02/08/2018 , Por Célia Pinto