Inovação Digital na Saúde

A Saúde é um setor proeminente e em rápido desenvolvimento em Portugal, tendo registado uma evolução notável ao longo das últimas duas décadas. As inovações tecnológicas no setor da saúde contribuem para uma alteração de paradigma, onde o foco é a preocupação com bem-estar e com o cuidado de vida do ser humano, de maneira mais equilibrada. A disseminação de tecnologias voltadas para a conectividade de todas as informações da vida da pessoa, como hábitos alimentares, físicos, procedimentos cirúrgicos realizados, predisposições a doenças, tornam-se essenciais para um acompanhamento mais minucioso, mais preventivo da saúde da população.

Neste setor o impacto da incorporação das tecnologias de informação tem permitido o desenvolvimento de soluções vastas que atuam como coadjuvantes da atividade médica. Mas a utilização das novas tecnologias na área de saúde não está restrita, apenas, aos equipamentos de última geração que são utilizados em hospitais, centros de diagnóstico, clínicas ou unidades básicas de saúde. A incorporação do saber contribui para o aumento da qualidade e da expectativa de vida. O volume e a velocidade de dados gerados diariamente na saúde tornam cada vez maior a necessidade de uso de tecnologias capazes de capturar, cruzar e interpretar informações em tempo real.

Trata-se, portanto, de uma atividade muito dinâmica, que se tem vindo a assumir como uma área estratégica para a economia nacional com um número crescente de pessoas que emprega e de empresas que vão surgindo.

Os protagonistas desta edição são projetos que melhoram e facilitam a vida de todos que por momentos se confrontam com um problema que precisa de solução:

> Uma vacina celular com aplicação em oncologia: mito ou realidade? - um projeto que visa o desenvolvimento de uma vacina celular com aplicação em oncologia.

> Empresa F3M desenvolve aplicação inovadora para captar imagens clínicas - o projeto MpDS é uma solução mobile que visa agilizar o processo de captação de imagens clínicas de alta qualidade, adaptável a vários contextos clínicos, nomeadamente, análise de sinais, feridas e de amostras de sangue.

> NanoStim - Nanomaterias para estimulação integrada em vestuário - desenvolver um novo tipo de eletrodos secos montados em dispositivos vestíveis capazes de monitorar bio-sinais eletromiográficos e fornecer estimulação elétrica multimodal sustentada, permitindo gerar eletroestimulação para músculos danificados ajustados ao paciente.

> WoW: Adesivos eletrónicos na epiderme humana que recolhem dados fisiológicos e comportamentais - Adesivos eletrónicos na pele que aderem à epiderme humana e recolhem dados fisiológicos e comportamentais como um meio de transformar a saúde digital através da monitorização sem fio do paciente.

 

09/07/2020 , Por COMPETE 2020