«A procura da bicicleta nestes novos tempos, subiu a um ritmo muito acelerado»

Em entrevista ao COMPETE 2020, o General Manager da Triangle´s, Luís Pedro, sintetiza o percurso da empresa fundada em 2015 - a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicleta em alumínio de forma robotizada - o estado de arte do projeto e a importância do apoio dos fundos comunitários.
 
 
1. Enquadramento
 
O presente projeto visa dar continuidade a um anterior da Triangle’s - que permitiu criar uma unidade industrial dedicada à produção de quadros em alumínio para bicicletas, destinadas à indústria europeia de montagem/produção de bicicletas (comuns e elétricas), utilizando tecnologias inovadoras de transformação de alumínio. 
 
Com este projeto mais recente, a Triangle’s pretende com este projeto mais recente o aumento da capacidade produtiva instalada e a criação de um novo produto - quadros em alumínio hidroformados para as bicicletas elétricas.
 
A empresa pretende, assim, atingir uma taxa de exportação de 65% da sua produção, direcionada para o mercado europeu, o que permitirá uma substituição das importações de quadros para bicicletas do mercado asiático. Prevê-se a criação de 106 postos de trabalho e uma taxa de emprego altamente qualificado de aproximadamente 16%.
 
 
2. Entrevista | Luís Pedro, ​General Manager da Triangle´s
 

 

Luís Pedro, ​General Manager da Triangle´s

Somos produtores de bicicletas de excelência. Como nasceu a vossa empresa?
> Uma joint venture de 3 empresas da região (Rodi, Ciclo Fapril, e Miranda e Irmão) , já com mais de 50 anos de atividade deram origem à Triangles.

> A Triangle’s foi fundada no ano de 2015, com a instalação de uma unidade de fabrico com cerca de 20.000 m2 área coberta. A empresa está equipada com tecnologia inovadora orientada para a transformação de alumínio, e onde se destaca o processo de soldadura completamente robotizado.

> A Triangle’s é a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicleta em alumínio de forma robotizada.

> A Triangle’s Cycling Equipments foi constituída em março de 2015, e surge como uma empresa de fabrico de quadros em alumínio, destinado à indústria de bicicletas. Apresenta-se como uma empresa pioneira em Portugal e na Europa, uma vez que as empresas fornecedoras se encontram no continente asiático.

> A empresa apresenta vantagens em relação aos concorrentes, empresas asiáticas, uma vez que devido à sua localização na Europa consegue manter os prazos de entrega e os custos logísticos mais baixos, podendo ser competitiva. A empresa está certificada pela ISO9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001/NP 4397.

Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto?
Qualidade, Serviço e Tecnologia Inovadora.
Quais os resultados deste investimento: qualitativos e quantitativos?
Atualmente a Triangles encontra-se ainda em fase de crescimento, em que prevemos acabar o ano de 2020 com uma faturação de 8.500.000€ e em 2021 alcançar os 12.000.000€.
Qual o valor acrescentado do projeto para a região e para posicional Portugal como produtor de excelência?
O projeto Triangles veio complementar a produção de um componente na indústria da bicicleta que não existia na Europa. 
Atualmente a Triangles já emprega cerca de 200 colaboradores, sendo que 30% são altamente qualificados.
Quais os maiores desafios no atual contexto provocado pela Pandemia?
Em contraciclo com verificado em todo o mundo, a procura da bicicleta nestes novos tempos, subiu a um ritmo muito acelerado. O grande desafio, foi criar condições de segurança e sanitárias para os nossos colaboradores de forma a continuar a laboração, de forma a continuarmos a fornecer os nossos clientes.
Considerando a aposta da Comissão numa recuperação em que um dos pilares é o desenvolvimento sustentável, que oportunidades veem para o setor?
Penso que a indústria da bicicleta se irá transformar nos próximos anos.
Cada vez mais grande parte da população está mais sensibilizada para um estilo de vida saudável, assim como o poder local e central cada vez mais apoia e desenvolve infraestruturas que permite que os cidadãos usem a bicicleta como meio de transporte.
Que importância teve o apoio do COMPETE 2020 para atingir os objetivos da empresa. Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto?
O apoio do COMPETE 2020 teve/tem uma importância nuclear no projeto Triangles. 
A grande diferenciação da Triangles assenta na inovação e desenvolvimento tecnológico de processos produtivos e de produto.

 

3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 5,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,7 milhões de euros.
 

20/08/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia