FunYarn: A investigação e desenvolvimento de uma nova geração de fios multifuncionais

Ricardo Silva, Diretor-Geral Grupo LASA (do qual faz parte a FILASA) e responsável do FunYarn, destacou os objetivos do projeto e do contributo do COMPETE 2020 para os objetivos definidos:

 

"O projeto FunYarn visou a investigação e desenvolvimento de uma inovadora geração de fios têxteis multifuncionais de base celulósica, com propriedades easy cleaning (repelência) e self cleaning (antimicrobiano e neutralização de odores). Com este projeto desenvolveu-se conhecimento, materiais, formulações e tecnologia próprias, que colmatassem as desvantagens dos produtos comerciais atuais e que permitissem acelerar a introdução de tecnologias inovadoras no ciclo produtivo.

Num setor tradicional e tão competitivo como o têxtil, podermos utilizar contributos científicos relevantes em parceria com entidades do SCN (CITEVE E CENTI) para melhorar a nossa capacidade de oferecer produtos para os mercados do vestuário de proteção e desporto é fundamental. Sem o apoio do COMPETE, seria virtualmente impossível investir na melhoria do conhecimento sobre este tipo de processos, dado os escassos recursos das empresas para estas atividades, isto aliado ao nível de incerteza que a investigação científica desta monta levanta.”

 

Enquadramento

Ao longo das últimas décadas, a predominância de países como a China, Índia e Paquistão no negócio têxtil relacionado com produtos básicos, de grandes produções e a baixo custo, tem dificultado a atuação das empresas nacionais do setor, obrigando-as a adaptar a sua estratégia produtiva direcionando-se para mercados mais técnicos, de maior valor acrescentado, e de especialização produtiva.

Por outro lado, o consumidor de hoje valoriza produtos ambientalmente mais responsáveis e funcionais. Este facto tem motivado as empresas do setor dos têxteis dar resposta tecnológica personalizada com o objetivo de cumprir requisitos de segurança, saúde, conforto e ambientais. Com este propósito a indústria têxtil tem desenvolvido produtos inovadores designados por têxteis técnicos, que proporcionam funcionalidades específicos como por exemplo a repelência a sólidos, líquidos ou a neutralização de odores.

A FILASA não ficou indiferente e estes sinais do mercado e tem apostado em investir na otimização dos processos produtivos que possam facilitar a inovação do produto que oferece ao mercado.

A FILASA tem procurado posicionar-se, no que à componente de inovação diz respeito, mais numa lógica de technology push e não tanto de market pull.

O Projeto

O projeto FUNYARN investigou e desenvolveu um novo tipo de fio funcional com aplicação na área do desporto e na área da proteção, com enfoque para a promoção das funcionalidades easy cleaning (repelência) e self cleaning (antimicrobiano e neutralização de odores). Para tal foram sintetizados novos aditivos nanoestruturados (nomeadamente nanopartículas de sílica fluoradas e nanopartículas de dióxido de titânio) e foi investigado o processo de ligação das nanopartículas aos fios por tecnologias autoclave. Este processo foi alvo de intenso estudo e otimização, de modo a possibilitar uma funcionalização uniforme ao longo de toda a bobine de fio e com elevada durabilidade, permitindo que os fios resistam não só aos processos de tricotagem/tecelagem a jusante, mas também ao ciclo de vida dos artigos de desporto (Sportech) e vestuário de proteção (Protech), setor de aplicação alvo a que os fios multifuncionais inovadores FunYarn se destinam.

Com este projeto pretendeu-se desenvolver conhecimento, materiais, formulações e tecnologia próprias, que colmatem as desvantagens dos produtos comerciais e que permitam acelerar a introdução de tecnologias inovadoras no ciclo produtivo.

Para responder aos desafios propostos realizaram-se atividades de I&D em novos nanomateriais e aditivos, na compatibilização das funcionalidades em fios com geometrias complexas na sua secção transversal, em novos processos de esgotamento e em novas metodologias para avaliação das funcionalidades conferidas ao fio.

O projeto é promovido pela FILASA e conta com a participação de 2 entidades do SCTN, nomeadamente o CITEVE e o CeNTI. Com a realização deste projeto, a FILASA está fortemente empenhada em colmatar as lacunas existentes nos mercados em que atua ao nível dos fios funcionais e pretende a curto prazo posicionar-se na vanguarda dos fios têxteis técnicos e funcionais, através do desenvolvimento e apresentação de novas soluções especialmente direcionadas para o setor do Desporto e da Proteção, mas também para a área Médica, Automóvel e Moda.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto da FunYarn conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 645 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 283 mil euros.

 

07/02/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa