Projetos Mobilizadores: Quando as empresas e as entidades de investigação & inovação unem esforços e saber

A intensidade de I&D e o nível de qualificações dos recursos humanos são apontados como dois fatores críticos da competitividade da economia portuguesa, afetando o crescimento potencial do produto. Neste contexto, o desenvolvimento científico e tecnológico e a cooperação entre a ciência e as empresas são encarados como desafios centrais para alavancar as atividades de I&D em Portugal e a tradução dessa colaboração em conhecimento aplicável a novos produtos, processos e organizações.  

A capacitação das instituições científicas e tecnológicas e o reforço da sua cooperação com as empresas tem como ponto de partida a definição de agendas e programas de investigação e inovação mobilizadores, devidamente concertados entre as universidades, os politécnicos e o tecido produtivo, com as empresas em particular, visando o estímulo do emprego científico.  

Uma das prioridades de Investimento desta tipologia de projetos prende-se com o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em I&I para promover o crescimento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, reforçando, desta forma, a ligação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de I&I, nomeadamente através do aumento dos projetos e atividades em cooperação.  

Os programas mobilizadores de I&D devem estimular e garantir a implementação de «Agendas de Investigação e Inovação», identificadas e assumidas colaborativamente, incluindo plataformas tecnológicas, em temas como:  

> Ciência urbana e cidades para o futuro, Mar, Espaço, Climatologia e observação da Terra, Saúde, Sistemas ciberfísicos, Indústria e manufatura, Agroalimentar, Florestas e biodiversidade, Ciência e cultura.  

Desta perspetiva, interessa compreender que as dinâmicas de criação de conhecimento e a sua transformação em inovação funcionam cada vez mais numa lógica de colaboração aberta e aprofundada entre os diferentes atores do SI&I apoiada em processos bidirecionais. Se, por um lado, a excelência na produção científica e novos conhecimentos gera mercados novos, é igualmente verdade que, para a maioria dos sectores, novos paradigmas e modelos de negócio geram novas oportunidades e mercados que, para serem aproveitados, criam a necessidade de mais conhecimento, desenvolvimento tecnológico e investigação.

Nesta Newsletter vamos conhecer 4 projetos mobilizadores que envolveram um Investimento elegível de 36 milhões de Euros o que resultou num incentivo FEDER de 24 milhões de Euros:

 

> CHIC: Maior projeto português de I&D na área dos media apoiado pelo COMPETE 2020

O projeto CHIC: Cooperative Holistic View on Internet and Content vai produzir e disponibilizar novos produtos na área dos conteúdos digitais.   Liderado pela MOG Technologies, o projeto reúne um consórcio de 23 instituições e conta com um investimento de mais de 9,5 milhões de euros para desenvolver uma fileira empresarial nacional do sector, desenvolvendo vários processos, produtos e serviços, reforçando a exportação e a presença em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, o alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático. 

 

> Altice Labs aposta na implementação do 5G em Portugal

Projeto que promete desenvolver a tecnologia 5G em Portugal. Com o apoio do COMPETE 2020, representa um grande avanço tecnológico, permitindo comunicações ainda mais rápidas - em velocidade e em tempo de resposta - mais confiáveis e com menor consumo de energia. A tecnologia 5G permitirá, ainda, suportar um maior número de serviços, como a “Internet das Coisas”, a realidade virtual e a realidade aumentada. 

 

> INFANTE: Satélite para aplicações marítimas e comunicações a partir de constelações

O projeto INFANTE , liderado pela TEKEVER, é uma iniciativa de I&D para o desenvolvimento e demonstração em órbita de um microssatélite, como primeiro componente de uma constelação dedicada a vigilância marítima, observação da Terra e comunicações.

Com um cumprimento de 40 cm e um peso de 25 kg o INFANTE será o primeiro satélite português totalmente desenvolvido e construído em Portugal.

 

 > Programa mobilizador PRODUTECH SIF - Soluções para a Indústria de Futuro

O programa mobilizador PRODUTECH SIF - Soluções para a Indústria de Futuro visa constituir-se numa resposta integrada para o desenvolvimento e edificação de novos sistemas de produção, assentes em tecnologias avançadas, que permitam equipar a indústria transformadora face aos desafios da 4ª revolução industrial. Neste sentido, incorpora um conjunto integrado e coerente de desenvolvimentos em domínios chave, prevendo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, nos domínios das tecnologias de produção, de aplicação multissetorial e com impacto no reforço da competitividade internacional e da sustentabilidade da indústria.

30/05/2018 , Por Célia Pinto