O Compete 2020 na Região Norte

No final do primeiro trimestre de 2018, o investimento elegível aprovado no COMPETE 2020 para a Região Norte rondava 2,6 mil milhões de euros.

 

Região Norte

Com cerca de 3,6 milhões de habitantes, a Região do Norte concentra quase 35% da população residente em Portugal, assegura perto de 39% das exportações nacionais e representa cerca de 29% do PIB da economia nacional.

Dotada de boas infraestruturas de comunicação e de internacionalização e contando com uma rede qualificada de equipamentos de ciência e tecnologia, o Norte de Portugal vive de portas abertas para o mundo e de olhos postos no futuro.

Em termos administrativos, o Norte de Portugal é composto por 86 municípios e 1.426 freguesias. Os municípios encontram-se organizados em oito Comunidades Inter-Municipais (CIM), as quais constituem o nível III da Nomenclatura de Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS), aprovada pela Comissão Europeia.

O Norte de Portugal está estrategicamente posicionado entre a Europa, a América e África. A sua proximidade com a União Europeia torna-a numa região privilegiada que serve de porta de entrada para um mercado de meio bilião de consumidores.

Em termos de negócio a Região Norte assegura 38% das exportações nacionais. Sendo que 44% das empresas são exportadoras nacionais.

Os resultados do Regional Innovation Scoreboard colocam o Norte de Portugal no mesmo patamar das regiões mais industrializadas de países como a Itália, a Espanha ou a República Checa e também de regiões nas quais se situam cidades que são capitais nacionais (Madrid, Roma, Atenas, Budapeste, Lisboa) ou importantes capitais regionais.

Com o objetivo de avaliar e comparar o desempenho dos estados europeus em matéria de inovação, o Eurostat desenvolve anualmente o European Innovation Scoreboard (EIS), um instrumento para identificar os pontos fortes e fracos dos sistemas nacionais de inovação. O Regional Innovation Scoreboard (RIS) é uma extensão do EIS, que permite fazer o mesmo tipo de avaliação para as regiões da União Europeia.

No âmbito do RIS, as regiões são classificadas em quatro grupos (líderes em inovação, inovadores fortes, inovadores moderados e inovadores modestos), sendo que o Eurostat considera ainda três subgrupos dentro de cada um destes, consoante as regiões têm melhores resultados, intermédios ou inferiores.

A edição de 2017 considerou o Norte de Portugal como um "inovador moderado +" (melhores resultados). O relatório indica ainda que o Norte registou, nos últimos anos, um melhor desempenho económico do que Portugal, com a Área Metropolitana do Porto a assegurar em grande parte a evolução positiva da economia na região.

Após a recessão económica de 2002 e 2003, "a região do Norte foi capaz de iniciar uma mudança no seu paradigma de desenvolvimento, surgindo empresas com modelos de negócios mais inovadores e diferenciadores, marcados pela aposta em novos fatores de competitividade como a modernização tecnológica, a aposta no capital humano e a prioridade à inovação".

Os principais setores estratégicos da Região Norte são:

 

Obrigatório destacar sectores tradicionais, como o textil, o calçado e o mobiliário que evoluiram significativamente e que indiscutivelmente têm uma projecção e são imagem de marca da região e do país.

 

O compete 2020 na Região Norte

Dados reportados a 30 de junho 2018 (Ponto de Situação do Compete2020), mostram que a região Norte representa 37% do total do incentivo aprovado, o que corresponde a cerca 1,5 mil milhões de euros, correspondendo a 2,6 mil milhões de investimento elegível.

 

Esta semana vamos falar de projetos promovidos por empresas da Região Norte, projetos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento que apostam na diferenciação, geram postos de trabalho, mão de obra qualificada e garantem investimento:

 

Hotel Palácio dos Ferrazes: A reabilitação de um edifício no centro histórico do Porto, classificado de interesse público

O projeto visa a reabilitação do Palácio dos Ferrazes, edifício do século XVI, classificado de interesse público e que se encontra bastante degradado, e a construção de um outro edifício adjacente sendo os dois edifícios, após terminada a reabilitação/construção e instalação de todos os equipamentos e artigos relacionados exploração do Hotel, afetos à instalação e exploração de um hotel exclusivo de 5 estrelas, com a oferta de um produto diferenciado da restante oferta hoteleira do Centro Histórico do Porto.

 

ImpactBondDesign: Metodologia para projeto de estruturas multimaterial coladas resistentes ao impacto para a indústria automóvel

Este projeto visa estabelecer uma metodologia completa para o design de juntas adesivas em automóveis. Atingirá este objetivo, fornecendo a indústria automóvel com as ferramentas necessárias e conhecimento para projetar juntas adesivas seguras e duráveis, com excelente desempenho sob variadas temperaturas, velocidades de impacto e outras condições adversas.

 

Continental Mabor: Leia a entrevista de Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração

Trata-se de uma das maiores exportadoras nacionais especializada na produção de pneus, sediada no distrito de Braga, que com o apoio do COMPETE 2020 expandiu a atividade para uma nova área de negócio: pneus agrícolas. De salientar que, no caso do projeto Agro Tires “o apoio dos fundos comunitários foi fundamental para atrair o investimento para Portugal por parte da Continental AG, em detrimento das outras empresas do Grupo”.

 

FREZITE reforça investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação

O apoio do COMPETE 2020 foi crucial “para o desenvolvimento de 4 novos produtos, altamente diferenciadores, e de elevado valor acrescentado para o mercado, promovendo a competitividade e crescimento à escala global”, explica Fernando Figueiredo, Diretor Geral da Unidade Estratégica de Negócio Madeira.

 

 

Fonte: Norte Conjuntura| 1º Trimestre  |  Artigo in DN: Norte de Portugal com nível de inovação semelhante a Madrid - relatório

08/08/2018 , Por Célia Pinto