Da ideia ao negócio : instrumentos para fomentar o empreendedorismo

O COMPETE 2020 é o programa que no âmbito do Portugal 2020 tem como finalidade contribuir para a criação de uma economia mais competitiva, baseada em atividades intensivas em conhecimento, na aposta em bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e no reforço da qualificação e da orientação exportadora das empresas portuguesas, em especial das PME, promovendo, igualmente, a redução de custos associada a uma maior eficiência dos serviços públicos e à melhoria dos transportes e sua integração nas redes transeuropeias. Orientados para o desenvolvimento empresarial os instrumentos deste programa abrangem todo o contexto envolvente da actividade económica. O empreendedorismo visto como a criação de competências e aprendizagem, o empreendedorismo visto como fornecedor de capacidades que nos ensina a lidar com uma cultura de risco

 A cultura empreendedora pode não ser uma capacidade inata de cada um, mas pode ser trabalhada e amparada por entidades que conhecem e que podem servir de guia e apoio. O conceito de Empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950, “rotulando” o empreendedor como a pessoa capaz converter uma nova ideia ou invenção numa inovação de sucesso.

Mas o empreendedorismo é muito mais abrangente do que se possa imaginar, é também saber agregar valor, saber identificar oportunidades e saber transformá-las num negócio lucrativo. Nos últimos anos, assistimos ao nascimento de um ecossistema empreendedor, formado por startups, aceleradoras e incubadoras, business angels e investidores institucionais, capaz de permitir a Portugal afirmar-se como Startup Hub de referência na Europa.

Na linha da Estratégia Europa 2020, o empreendedorismo assume-se de extrema importância para o sector empresarial com vista ao reforço da competitividade da economia nacional. A aposta no empreendedorismo é um desafio e uma prioridade no contexto europeu: os empreendedores criam novas empresas, conquistam mercados e desenvolvem novas competências. E neste contexto de ideias falamos lhe também do  Fundo para a Inovação SociaL:  um dos instrumentos no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social, que tem como objetivo o fomento do Empreendedorismo Social e da Economia de Impacto. 

 

  • Projeto FuEL - Future Entrepreneurs' League

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o IPN – Instituto Pedro Nunes, e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicas, Funcionais e Inteligentes, uniram-se na criação de um programa de empreendedorismo que promete levar vários projetos para o próximo nível. O projeto FuEL - Future Entrepreneur’s League desenvolveu a plataforma FuEL ROOM que incentiva o empreendedorismo em atividades do conhecimento, tecnologia e indústrias criativas, concedendo acesso a uma vasta rede de entidades do ecossistema de empreendedorismo nacional e internacional.

 

  • Projeto Gera Talentos

O Projeto Gera Talentos, dinaminazo pela Fundação da Juventude,  tem como objetivo global e estratégico a promoção do espírito empresarial no empreendedorismo qualificado e criativo tendo em vista a criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica e conhecimento intensivo, especialmente as incluídas em atividades das indústrias culturais e criativas, dinamizadas por jovens talentos, com elevado potencial competitivo e de internacionalização.

 

  • Criação de Fundo para a Inovação Social | FIS

Criado como um fundo de investimento público, o Fundo para a Inovação Social (FIS) destina-se a potenciar e apoiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que desenvolvam respostas inovadoras, impactantes e sustentáveis à resolução de problemas sociais. Estão abertas as candidaturas para o FIS Capital 

02/05/2019 , Por Paula Ascenção