PME Digital - acelerar a Transformação Digital nas PME portuguesas

Em declarações ao COMPETE 2020, Silvia Vara, Gestora do projeto PME Digital falou da Transformação Digital e do contributo do COMPETE 2020 para a realização do projeto:

"O Projeto PME Digital, proporcionou ao consórcio e a todas as empresas que participaram no projeto a descoberta da Transformação Digital. Muitas vezes confundida com conceitos associados apenas à digitalização e à simples adoção de tecnologia, a Transformação Digital deve ser entendida como um processo através do qual as empresas transformam os seus negócios num mundo em transformação digital.

Através do apoio do COMPETE 2020 foi possível ter consciência do real nível de maturidade das empresas face à Transformação Digital. O Consórcio e o COMPETE 2020, deixam como legado a todas as empresas portuguesas de qualquer dimensão ou setor de atividade, a plataforma HUB Acelerador Digital (https://hub.pme-digital.pt). Considero que se trata de uma plataforma ímpar em Portugal para apoiar a transição para o paradigma da Indústria 4.0 e para a aceleração da economia Portuguesa para uma economia digital."

O projeto PME DIGITAL visa capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas I4.0, fomentando a aceleração da economia Portuguesa para uma economia digital. Os setores visados foram o setor automóvel, materiais, matérias-primas e comércio, incentivando a promoção de mudanças disruptivas nos modelos de negócio, produtos e processos produtivos.

Enquadramento

As PME são a espinha dorsal e o alicerce da maioria das economias e Portugal não é exceção. No entanto, para se manterem competitivas, têm constantemente de adaptar os seus produtos e serviços a mercados em permanente e acelerada mudança devido aos avanços tecnológicos e comportamentos dos consumidores. Adicionalmente, as PME têm o potencial de serem a fundação para um crescimento económico sustentável se lhes forem disponibilizadas as ferramentas e o suporte adequados.

No entanto, no contexto da i4.0, as PME são muitas vezes confrontadas com constrangimentos principalmente ligados aos elevados custos/riscos associados ao investimento necessário e à pouca informação disponível acerca da temática. Esta situação induz a uma falta de clareza por parte dos empresários relativamente aos benefícios que advêm da adoção de metodologias, tecnologias e ferramentas I4.0.

As preocupações relacionadas com a diminuição dos custos de exploração das PME, e com a necessidade de criação de produtos diferenciados para uma maior competitividade num mercado global, são por demais evidentes, em particular nas pequenas empresas. Nestas empresas a minimização dos custos de exploração é essencial para uma permanência sustentada no mercado atual.

Neste contexto, a transformação digital das PME traduz-se como um dos principais fatores impulsionadores da competitividade empresarial, revelando-se uma resposta altamente eficaz para adoção de novas práticas de gestão.

O que é a transformação Digital?

A Transformação Digital é, por isso, um processo contínuo de mudança organizacional estratégica, planeada e evolutiva, ao longo do qual se potenciam as competências digitais da plataforma tecnológica e a inovação para se atingirem determinados objetivos de negócio. Trata-se de uma mudança de estratégia para negócios mais fiáveis, mais sustentáveis e mais competitivos num mundo em Transformação Digital.

O ISQ, em parceria com o TICE.PT (Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica) e a ESMAD (Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto), desenvolveu o Projeto PME Digital. Teve ainda como parceiros o Cluster Automóvel- MOBINOV, o Cluster Portugal Mineral Resources, o Cluster Habitat Sustentável, a Inova+ e a IDC.

O Projeto

O projeto integra uma metodologia que, numa primeira fase visa estabelecer um diagnóstico atual sobre a maturidade digital das PME, bem como do grau de utilização de ferramentas i4.0, para posteriormente se poderem identificar possíveis soluções digitais e demonstrar os benefícios da adoção de metodologias ou tecnologias da quarta revolução digital.

Através de um mapeamento da situação e partida relativamente à Transformação Digital, avaliação do nível de maturidade das Empresas Portuguesas, levantamento de boas práticas e lessons learned nacionais e internacionais, o Projeto PME Digital deixa como testemunho a Plataforma HUB Acelerador Digital (https://hub.pme-digital.pt), com uma diversidade de conteúdos e ferramentas.

A Plataforma é uma ferramenta poderosa de apoio à Transformação Digital das Empresas já que propõe um percurso para partir à descoberta da Transformação Digital constituído por 3 fases:

Fase 1- TRANSFORMAÇÃO DO NEGÓCIO (Conhecer o contexto atual)

Fase 2- TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (Preparar e executar a migração para processos, ferramentas e conceitos digitais do negócio)

Fase 3- EVOLUÇÃO DIGITAL (Ir mais longe e melhor na transformação digital do negócio com aceleradores de inovação e migração para a 3ª plataforma)

Ao longo destas 3 fases a Plataforma https://hub.pme-digital.pt disponibiliza centenas de conteúdos e cursos curtos de introdução à transformação digital e aos conceitos da plataforma pensados para se adaptarem às suas necessidades e permitirem a evolução de familiaridade com conceitos e melhores práticas, bem como uma séria de 25 vídeos em formato microlearning que abordam temas como: O que é a transformação digital, liderança, omni-experiência, força de trabalho, modelo operativo, informação e dados, plataformas tecnológicas, mobile, cloud, social business, data analytics, aceleradores de inovação, robótica, realidade virtual e aumentada, impressão 3D, IoT, inteligência artificial, segurança digital, blockchain, resultados da transformação digital, casos práticos, transformação digital passo a passo, bloqueadores da transformação digital e indicadores para monitorização.

Apesar de direcionado para os 3 setores acima referidos, devido à transversalidade do tema e à riqueza de conteúdos disponibilizados, todas as PME de qualquer dimensão ou setor de atividade podem tirar partido da aprendizagem disponibilizada no hub.pme-digital.pt.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 601 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 511 mil euros.

Links

ISQWebsite  |   Facebook |  Linkedin |  Twitter 

TICE.PTWebsite | Facebook | Linkedin | Twitter 

ESMADWebsite | Facebook | Twitter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05/06/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa