ECOTEX@PI - Patentes para uma tecnologia com aplicação no tratamento de águas residuais da indústria têxtil

                  

 

     Jorge Faria | Administrador da Aquitex
 
 
 
“Sempre que a Aquitex tem um projecto , depois de reunir todas as condições , executa-o, seja apoiado ou não. Acreditamos na inovação como meio de sobrevivência e , por esta razão, colocamo-la em primeiro lugar na nossa lista de prioridades. Esta postura faz com que canalizemos muito dinheiro para esta área. O Compete 2020 tem sido fundamental na execução  desta estratégia pois vitamina-nos para novos projectos.”

Enquadramento

A Indústria Têxtil é uma das indústrias com maior representatividade na estrutura industrial portuguesa, tendo assumido um papel de relevo na economia nacional e também mundial.

Nesta era de competitividade, de exigência dos consumidores e do alcance dos meios de comunicação, já não basta produzir em conformidade com as especificações. A procura por produtos e processos mais inovadores, ecológicos e sustentáveis é o futuro da indústria deste setor.

A grande procura deste setor, aliada às constantes preocupações mundiais acerca dos impactos no meio ambiente e segurança, têm levado a uma crescente tendência da tentativa de produção de produtos sustentáveis, além do surgimento de normas e certificações para regular os produtos químicos, assim como para regular a produção, processamento e comercialização destes e de outros produtos. Existem já várias campanhas que visam promover um futuro livre de produtos tóxicos, e que envolvem diferentes marcas e empresas conceituadas. O apelo internacional contra o uso de substâncias tóxicas usadas na indústria do vestuário tem vindo a crescer, pois algumas dessas substâncias quando lançadas nos cursos de água durante o ciclo de produção ou lavagem, têm a capacidade de se acumular nos organismos vivos, interferir com o sistema endócrino e perpetuar no ambiente. O desenvolvimento de processos e compostos mais ecológicos que possuam propriedades funcionais criará uma oferta diversificada de produtos amigos do ambiente que permitirá uma maior valorização do produto final com diminuição do impacto ambiental desta indústria. A nível mundial, esta crescente preocupação com a segurança ambiental e a criação de têxteis funcionalizados com elevado valor acrescentado está a ser traduzida numa procura e desenvolvimento de processos com menor utilização de produtos químicos e na pesquisa de corantes verdes obtidos a partir de fontes alternativas e naturais.

 

O Projeto

O projeto ECOTEX@PI compreende a submissão de pedido de patente internacional (PCT), reivindicando prioridade de um pedido de patente português (PT), como também, do pedido de patente Europeu (EP). A tecnologia inerente a este pedido de patente foi desenvolvida no projeto EcoTex e compreende um consórcio microbiano, e o método para o obter, para melhorar a eficiência de degradação de corantes sintéticos de estações de tratamento de efluentes em águas residuais, em particular águas residuais geradas por indústrias têxteis, indústrias de impressão ou outras indústrias de águas residuais de corantes. O referido consórcio compreende um único microrganismo ou uma combinação sinérgica de microrganismos seletivos para desenvolver um consórcio que permita a degradação eficaz dos corantes sintéticos presentes nas águas residuais e a sua conversão em substâncias inofensivas e amigas do ambiente. A invenção também fornece os referidos microrganismos e seus respetivos isolamentos. Esta tecnologia terá aplicação direta no tratamento de águas residuais da indústria têxtil.

Assim, tendo em consideração a problemática identificada, o projeto EcoTex teve como principais objetivos o desenvolvimento de corantes têxteis com base em polissacarídeo, que necessitem de quantidades reduzidas de reagentes para a sua aplicação, e a obtenção de soluções biológicas de descoloração têxtil (nomeadamente utilizando consórcios de microrganismos e/ou enzimas) que permitam a substituição de processos físicos e químicos atualmente usados, bem como a redução do volume de efluentes produzidos. Estes novos produtos destinam-se a empresas que demonstrem uma particular preocupação com questões relacionadas com o impacto ambiental dos seus produtos e processos, conscientes das necessidades do mercado de soluções mais sustentáveis.

As soluções desenvolvidas incorporaram um conjunto de aspetos inovadores, dos quais se destacam os seguintes: (i) incorporação de polissacarídeos biocompatíveis e biologicamente ativos em corantes têxteis; (ii) diminuição da quantidade de sal e água utilizados no processo de tingimento; (iii) diminuição da quantidade de químicos no processo de tingimento; (iv) uso de soluções enzimáticas ou consórcios de microrganismos nos processos de descoloração de efluentes da indústria têxtil; (v) desenvolvimento de soluções de incorporação de consórcios microbianos sob a forma de produtos liofilizados ou imobilizados em diferentes matrizes para prolongamento da sua viabilidade; (vi) desenvolvimento de soluções de incorporação das soluções enzimáticas sob a forma de produtos liofilizados ou imobilizados em diferentes matrizes para aumento da sua estabilidade.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela AQUITEX-Acabamentos Químicos Têxteis S.A. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Propriedade Intelectual e Industrial), envolvendo um investimento elegível de 38 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 19 mil euros.

26/04/2021 , Por Miguel Freitas
COMPETE 2020
Comissão Europeia
Europa